AgronegócioDestaques

Balsas: AGED cumpre protocolos de segurança para pecuaristas comprovar vacinação contra aftosa

A informação é de Eugênio Pires, chefe da Unidade Regional da Aged em Balsas em entrevista ao jornalista Diego Costa, TV Capital – canal 8. Apesar do momento de pico da pandemia do novo coronavírus em que se encontra a região sul do Maranhão, com aumento dos casos positivos e óbitos; motivo que deixa alguns pecuaristas receosos para ir até os escritórios. 

Até o momento da entrevista (11/08) a regional já contabilizava 82% do rebanho com vacinação comprovada. A meta é ultrapassar 90% de comprovação da vacinação do rebanho para que a partir de 2021, o estado passe para o staus livre de febre aftosa sem vacinação. 

“AGED solicita ao criador que já vacinou que procure o escritório da AGED em que sua propriedade está cadastrada para que faça a comprovação da vacinação dos seus animais. Não há risco para os criadores ir até os escritórios da AGED na regional de Balsas, pois estão sendo cumpridas todas as regras de segurança de prevenção ao contágio do novo coronavírus, com distanciamento, fazendo uso de máscaras, álcool e gel e evitando aglomerações para que de maneira segura para os criadores comprovarem a vacinação dos seus rebanhos”, disse Pires. 

I Etapa da vacinação contra febre aftosa 2020, que inicialmente se encerraria em 30 de junho, teve prazo estendido para o dia 31 de julho e o criador tem até 31 de agosto para comprovar a vacinação. Nesta etapa de vacinação contra aftosa é determinado que sejam vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades e a as fêmeas na idade de 3 a 8 meses. 

A expectativa é de alcançar 100% do rebanho que é de aproximadamente 700 mil animais, compreendidos nos 13 municípios que compõem a regional de Balsas no sul do Estado.

No Maranhão, o último caso de febre aftosa foi registrado em 2001 no município de Governador Eugênio Barros, no sul do estado. Desde então, o estado passou da condição de risco desconhecido para área livre da aftosa com vacinação, classificação dada obtida em 2014 pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

O Maranhão se informa aqui – Etapa da vacinação contra febre aftosa, tem prazo estendido para 30 de julho

Os criadores de bovinos e bubalinos devem comparecer até o escritório da AGED em que sua propriedade esteja cadastrada até o dia 31 de agosto para comprovar a vacinação. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo