DestaquesManchete

4ª Vara de Balsas divulga resultados de júris com condenações por homicídio e tentativa de homicídio

A 4ª Vara da Comarca de Balsas realizou nesta semana três sessões do Tribunal do Júri, nos dias 13, 14 e 15. A sessão do dia 13 foi presidida pelo juiz Lucas Alves Caland, titular de São Domingos do Azeitão. As outras duas sessões foram presididas pelo juiz César Augusto Popinhak, titular da Comarca de Vara Única de São João dos Patos. Os júris foram realizados no salão do júri do Fórum de Balsas e apresentaram como réus Fabiano Sousa Silva, Gil Gean da Sena Silva e Iron Duarte de Sousa, respectivamente. Na primeira sessão, o réu Fabiano estava sendo acusado de prática de crime de homicídio que teve como vítima Rian Silva Vieira.

Foi apurado que o denunciado, em companhia de outra pessoa, teria matado Rian e, por erro de execução, atingido Dávila dos Santos Moreira, namorada de Rian. Ela ficou internada durante sete dias no Hospital Balsas Urgente. Segundo consta na denúncia, o denunciado Fabiano e seu comparsa, identificado como Paulo Henrique, fizeram uso de uma motocicleta para empreender fuga, porém tiveram que abandoná-la, pois a corrente do veículo caiu e ficou presa na balança de suspensão. 

Naquela mesma noite, uma guarnição da PMMA localizou a referida motocicleta, constatando ser de propriedade de Fabiano. Em sede policial, a vítima Dávila informou que ficou sabendo que o autor dos disparos era o proprietário da referida motocicleta. Durante as investigações, a equipe responsável pela apuração obteve informações que o autor dos disparos foi o denunciado Fabiano, o qual teria agido motivado por vingança, por suspeitar que a vítima Rian tivesse envolvimento na morte de seu irmão. Fabiano foi considerado culpado pelo Conselho de Sentença e recebeu a pena de 16 anos e quatro meses.

DECEPOU A ORELHA

Na segunda sessão de julgamento, o réu foi Gil Gean, acusado de ter tentado contra a vida de Telmo Rogério de Sousa Ferreira. Constou na denúncia que, no dia 29 de dezembro de 2023, Gil Gean teria desferido um golpe de facão em Telmo, decepando-lhe a orelha esquerda. Na data citada, denunciado e vítima se encontraram e começaram a discutir, oportunidade em que o denunciado pegou um facão e desferiu um golpe contra a cabeça da vítima, atingindo apenas a orelha esquerda. Gil foi contido por populares.

De acordo com os policiais, a vítima também que declarou que teve um desentendimento com o denunciado e que, em virtude disso, ele tentou contra sua vida. Interrogado, o denunciado narrou toda a dinâmica do crime, declarando que já tinha um desentendimento anterior com Telmo, há cerca de dez anos, no qual ela teria arremessado uma pedra em sua cabeça. Afirmou que, desde então, não nutre simpatia pela vítima. Ao final do julgamento, Gil Gean foi considerado culpado pelo Conselho de Sentença e recebeu a pena de 4 anos de reclusão.

Na sessão de julgamento do dia 14, o réu Iron Duarte estava sendo acusado de prática de crime de homicídio e tentativa de homicídio, que teve como vítimas dois adolescentes. Foi apurado que, em 29 de novembro de 2012, o denunciado encontrava-se em uma chapada, na companhia de um amigo, caçando perdizes. Na oportunidade, Iron portava uma espingarda calibre 20. Em seguida, os dois amigos saíram dali e dirigiram-se a um depósito de propriedade do réu, na rua do Campo, em São Domingos do Azeitão. Acontece que, ali, o acusado dirigiu-se a um setor específico, onde se encontra um galinheiro também de sua propriedade. É que, como tinha havido furtos de algumas aves, o denunciado ficou de campana.

Nesse intervalo de tempo, os dois meninos, de forma displicente, aventuraram-se por ali, para brincar nas adjacências da granja. Com efeito, ambos vinham do colégio e, tendo sabido dos furtos no local, investiram-se de curiosidade, para conhecerem o depósito do réu. Ao aproximarem-se do local, foram alvejados. Pensando ter matado os menores, o acusado retirou-se do local e evadiu-se da cidade de São Domingos do Azeitão. O primeiro menor morreu. O processo foi desaforado para a 4a Vara de Balsas. Ao final da sessão, Iron Duarte foi condenado à pena definitiva de 22 anos de reclusão.

Os juízes Lucas Alves Caland e César Augusto Popinhak foram designados pela Corregedoria Geral da Justiça.

O Maranhão se informa aqui – Rádio Patrulha prende suspeito de tráfico e apreende drogas em Tasso Fragoso

Os crimes de homicídio e tentativa de homicídio ocorreram em Balsas; e os réus condenados a 16 anos e há 4 anos de prisão; o 3º crime ocorreu em São Domingos do Azeitão e o réu condenado há 22 anos de prisão.  #OMaranhaoSeInformaAqui

Fonte: Assessoria de Comunicação – Corregedoria Geral da Justiça

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo