Cartórios de Notas do Maranhão promovem Semana de Mobilização para Doação de Órgãos
Nesta segunda-feira (4) até sábado (9), os Cartórios de Notas do Maranhão, em parceria com a Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial (COGEX) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizarão a I Semana pela Mobilização da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO).
O evento busca conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e oferecer a emissão gratuita da AEDO, documento digital que formaliza a vontade do doador e assegura o cumprimento desse desejo após o falecimento.
Atividades ao longo da semana
Durante a semana, equipes estarão presentes em diversos locais de São Luís:
- Fórum Desembargador Sarney Costa (4 a 8 de novembro, das 8h às 12h) – Abordagens ao público, panfletagem e emissão da AEDO no espaço da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen).
- Hospital Carlos Macieira (7 de novembro, das 8h às 12h) – Esclarecimentos sobre a doação de órgãos e a importância do consentimento.
- Hemomar (9 de novembro, das 8h às 12h) – Atendimento aos doadores de sangue, com orientações e incentivo à emissão da AEDO.
- Shopping da Ilha (9 de novembro, das 15h às 20h) – Abordagem direta aos visitantes, com panfletagem e emissão do documento.
Importância e Procedimento
O Maranhão possui cerca de 900 pessoas na fila de espera por transplantes, com 238 aguardando um rim, quatro um fígado e 662 por córneas. A AEDO permite que cidadãos interessados em doar órgãos e tecidos declarem essa vontade de forma rápida, gratuita e segura. A emissão é feita por meio de um formulário eletrônico, gravação de um vídeo com a declaração de intenção e assinatura digital.
Regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a AEDO pode ser consultada por meio do CPF do falecido pelos profissionais do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, o que facilita o processo de captação de órgãos. No entanto, a decisão final continua a cargo da família, reforçando a importância do diálogo sobre o tema.
O Maranhão se informa aqui – Bancos devolveram ao INSS quase R$ 8 bi em valores não sacados por beneficiários
Ação gratuita possibilitará a emissão de autorizações eletrônicas para doação de órgãos, visando reduzir a fila de espera por transplantes no Maranhão. #OMaranhaoSeInformaAqui