Diário Sul Maranhense

Aumenta a distribuição de medicamentos para tratar: Parkinson, colesterol, glaucoma e rinite no MA

Atendimento na Farmácia Popular - Foto Ilustrativa

Mais de 320 mil pessoas no Maranhão foram beneficiadas com medicamentos gratuitos para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose e anticoncepção pelo Programa Farmácia Popular entre janeiro de 2023 e julho deste ano. Esse número representa um aumento significativo em relação às 188 mil pessoas atendidas em 2022. Com a ampliação da gratuidade em julho, mais 15,6 mil pessoas no estado passaram a receber medicamentos para colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite. Atualmente, o programa oferece 95% dos medicamentos e insumos gratuitamente, e já beneficiou 2,1 milhões de brasileiros em apenas um mês.

Até o último dia 10 de agosto, os medicamentos mais retirados nas farmácias credenciadas em todo o país foram:

Esses remédios passaram a ser disponibilizados gratuitamente à população a partir de julho último. Para atender a mais de dois milhões de pessoas, o Ministério da Saúde investiu R$ 35,5 milhões.

O Farmácia Popular oferta 41 itens, entre medicamentos, fraldas geriátricas e absorventes e, até a recente mudança, somente medicamentos indicados para pessoas com diabetes, hipertensão, asma, osteoporose, anticoncepcionais e os absorventes eram gratuitos.

Para os outros, o Ministério da Saúde pagava até 90% do valor de referência dos medicamentos e o cidadão pagava o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia. Com a atualização, 95% dos medicamentos e insumos podem ser retirados de forma gratuita, o que equivale a 39 dos 41 itens de saúde distribuídos, ampliando o acesso à saúde para população de todo o Brasil.

O Maranhão se informa aqui – Bombeiros alertam banhistas sobre os riscos de afogamentos nos rios de Balsas

A Farmácia Popular aumentou a distribuição de medicamentos gratuitos no Maranhão. Em um ano e meio o programa beneficiou 320 mil pessoas no estado. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário