DestaquesPolicial

Balsas zera crimes de feminicídio; mas aumenta números de homicídios em 2023, diz DHPP 

O município de Balsas, zerou o número de ocorrências de crimes de feminicídio em 2023, sendo que no ano de 2022, foram registrados 02 ocorrências. Com relação aos crimes de homicídios houve um aumento significativo na cidade. Em 2022 foram registrados 35 homicídios e em 2023 esse número saltou para 45 registros. A cidade possui 100 mil habitantes e apresenta índices entre os mais altos do Maranhão e do Brasil. 

O Dr. David Passadas, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP de Balsas, em entrevista ao jornalista Diego Costa, do programa Alerta Balsas, destacou os investimentos feitos na Polícia Civil. “Em 2022 houve uma redução no número de homicídios, algo que creditamos aos investimentos feitos como a criação da DHPP, que conseguiu combater e prender criminosos perigosos, mas não basta a instalação de uma delegacia, sem que seja dadas condições para ser efetiva exercício”, disse. 

Segundo o Dr. Passadas, a cidade precisa urgentemente da instalação de unidade do Instituto de Criminalística – ICRIM e Instituto Médico Legal – IML, componente importante na investigação e elucidação de Crimes Violentos Letais e Intencionais – CVLI. 

“O governo precisa melhorar os investimento na polícia investigativa e trazer soluções para esses crimes; caso contrário estaremos empilhando inquéritos, um em cima do outro sem solução; gerando uma sensação de insegurança a sociedade e impunidade aos criminosos que continuarão a praticar seus crimes cada vez mais estimulados a violência”, destacou Dr. David Passadas. 

Com relação às ocorrências de crimes de feminicídio, embora a polícia civil reconheça que exista violência doméstica e lesões corporais; um excelente trabalho vem sendo desenvolvido pela Delegacia Especializada da Mulher – DEM, e uma rede de proteção tem contribuído de forma significativa conscientizando a população e diminuindo os índices no município. 

O Maranhão se informa aqui – Delegacia de Homicídios investiga assassinato e tentativa de homicídio em Balsas

Os dados foram divulgados pelo titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Balsas e leva em conta os números registrados no município. #OMaranhaoSeInformaAqui

Com informações do Programa Alerta Balsas – TV Capital, canal 8.1

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo