DestaquesMancheteMaranhãoPolíticaSaúde

SES promove ação da campanha Janeiro Branco e alerta para o cuidado com a saúde mental

Janeiro é o mês dedicado à promoção e conscientização a respeito do cuidado com a saúde mental. Para alertar e orientar sobre o tema, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou as ações da campanha Janeiro Branco, nesta sexta-feira (12), na Praça Deodoro, em São Luís.

Para o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, o fortalecimento da política de saúde mental é uma das ações prioritárias da Saúde. “A Rede de Atenção à Saúde Mental soma-se às demais ações para atender à população. Por isso, a prevenção, por exemplo, é um componente fundamental”, destacou.

Com o tema “Quando a gente ama, é claro que a gente cuida”, as pessoas que circularam no local participaram dos atendimentos com Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), consultas com clínico geral, atividades com educadores físicos. E ainda, Ação Resgate alusiva ao Janeiro Branco com atendimento de psicólogos e psiquiatras, avaliação nutricional, além de testes de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, e aferição de glicemia e pressão arterial.

Essa iniciativa motivou o autocuidado de Benedito Coelho, chefe de manutenção, de 62 anos. “Eu era descuidado. E quando passei muito mal com problemas cardíacos e precisei me afastar do trabalho, percebi como precisava fazer algumas mudanças e me cuidar. Eu vi o pessoal e vim aproveitar essas orientações e atividades”, disse.

Segundo o superintendente de Atenção Primária da SES, Willian Vieira, a ação demostra o esforço do governo na promoção do cuidado com a saúde mental das pessoas. “O Governo do Estado, através da SES, hoje, vem sensibilizar a população para o cuidado com a saúde mental e emocional, orientando sobre direitos e a rede de serviços da rede estadual”, disse.

“Além dessa ação, nós orientamos e estamos apoiando diversas ações nos municípios, também como forma de quebrar estigmas e tabus”, acrescentou a chefe do Departamento de Atenção à Saúde Mental da SES, Paula Penha.

O Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD) trabalha com o combate ao uso e abuso de drogas. “Ano passado nós realizamos 30 Ações Resgastes e, hoje, junto com Departamento de Atenção à Saúde Mental, ocorre em alusão ao Janeiro Branco, para falarmos do autocuidado, porque o cuidado com a saúde é agora”, disse o coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa.

Para Claudia Martins, de 39 anos, a ação cumpre um papel muito importante. Entre os serviços ofertados, realizou a avaliação nutricional. “Estou acima do peso e preciso dar mais atenção à saúde e entender que saúde física e mental andam juntas faz a gente repensar algumas atitudes”, pontuou.

Na abertura do Janeiro Branco, a SES expôs os trabalhos produzidos pelos pacientes atendidos na Rede de Atenção Psicossocial da rede estadual.

Participaram também da ação, profissionais da Secretaria Adjunta de Atenção à Rede, da Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, do Hospital Nina Rodrigues, do Centro Estadual de Atenção Psicossocial (Caps III), do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD), e das Residências Terapêuticas e a Unidade de Acolhimento.

O Maranhão se informa aqui – Frigorífico de Balsas especializado em ovinos recebe selo de inspeção estadual a partir de consultorias do Sebrae

Na abertura do Janeiro Branco, a Secretaria de Estado da Saúde expôs os trabalhos produzidos pelos pacientes atendidos na Rede de Atenção Psicossocial da rede estadual. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo