AgronegócioMancheteVídeos

Indústria de biocombustíveis Inpasa Brasil lança pedra fundamental em Balsas/MA

Nesta terça-feira (10), foi lançada a pedra fundamental da instalação do complexo industrial da empresa Inpasa Brasil, destinado à produção de etanol, farelo, óleo bruto e energia elétrica.  Com investimento inicial de R$ 1,2 bilhão, o empreendimento prevê a criação de 2.500 empregos na etapa da construção e 1,5 mil depois da fábrica pronta.

A solenidade contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do governador Carlos Brandão, do prefeito de Balsas, Dr. Erik deputado federal Márcio Honaiser e várias autoridades.

O deputado federal, Márcio Honaiser, destacou que com a instalação da Inpasa Brasil, alcançando a tão sonhada agro industrialização. “Os biocombustíveis são alternativas de energia mais limpa, contribuem para a renovação da matriz energética, diminuindo a emissão de gases causadores do efeito estufa. Além disso, são estratégicos para a economia brasileira: o país é um dos maiores produtores e exportadores de etanol do mundo”, defendeu o deputado, que tem se destaca na política estadual e nacional por representar a região e o agronegócio.

Vice-presidente e ministro, Geraldo Alckmin enalteceu a Inpasa Brasil, como a maior empresa da América Latina na produção de etanol a partir do milho do milho, e se colocou à disposição do governador do Estado Carlos Brandão do prefeito EriK para trabalhar juntos pelo Maranhão por Balsas e pelo Brasil. “Dia de comemoração, um dos maiores investimentos do Brasil. Uma nova indústria, empregos, fortalecendo o agronegócio em toda essa região, agrega valor, gera salários maiores na indústria e promove o desenvolvimento na região”, afirmou.

O Prefeito de Balsas, Dr. Erik Silva, destacou que a chegada da Inpasa Brasil a Balsas, vem coroar a cidade definitivamente como a capital do Matopiba e não só a capital do agronegócio, da soja, mas a capital econômica, a capital da educação, da saúde, cultural, do turismo de negócio e o epicentro que emana prosperidade desenvolvimento para toda região do sul do Maranhão. Em seguida agradeceu as autoridades, aos executivos da Inpasa pela escolha da cidade de Balsas e disse que a prefeitura municipal será uma grande parceira nesse projeto.

Rafael Ranzolin, presidente da Inpasa, destacou a receptividade da empresa em Balsas, como a maior de todos os lugares em que a empresa já foi implantada e que superou em tudo que a empresa imaginava. Agradeceu os esforços dos governos federal, estadual e municipal para incentivar o setor de biocombustíveis e os incentivos ficais do governo do estado e do município para que a indústria se instalasse. “Não posso perder a oportunidade de trazer essa empresa que vai gerar 2500 empregos inicialmente e mais 1.500 depois”, celebrou.

Complexo industrial de Balsas

A planta industrial a ser construída pela Inpasa está projetada para processar um milhão de toneladas de cereais, resultando na produção de 460 milhões de litros de etanol, 230 mil toneladas dos chamados grãos de destilaria (DDGS), 23 mil toneladas de OIL Premium e 200 GWH/ano de energia elétrica.

A Inpasa é uma das primeiras indústrias de etanol de milho do Brasil, e maior produtora de combustível limpo e renovável à base de milho da América Latina, com duas unidades no Paraguai e três no Brasil. Em seu processo industrial, busca aproveitar integralmente os grãos, sendo que, além do etanol anidro e hidratado, produz o DDGS – fonte de energia e proteína de alto valor agregado para nutrição animal e o óleo de milho utilizado como indutor energético na fabricação de rações e biodiesel.  A indústria também é autossuficiente na geração de energia elétrica, cujo excedente é destinado à rede.

O Maranhão se informa aqui – Prefeito vai a Câmara Municipal de Balsas com PL de incentivos fiscais para instalação da Inpasa Brasil

A unidade da Inpasa em Balsas está projetada para produzir 460 milhões de litros de etanol, 230 mil toneladas dos grãos de destilaria, 23 mil toneladas de OIL Premium e 200 GWH/ano de energia elétrica. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo