ColunasMancheteMaranhãoSaúde

Hospital Regional de Balsas comemora 6 anos com mais de 2 milhões de atendimentos e 17 mil partos

A equipe do Hospital Regional de Balsas, no Maranhão, comemorou, esta semana, os seis anos de funcionamento da unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde. Desde a inauguração, em 2017, até hoje, foram 2.545.677 atendimentos gerais e 17 mil partos.

A diretora geral da unidade, Maristela Campos de Sousa, pontuou o diferencial do Hospital de Balsas. “Comprovadamente, os números de atendimento fazem esse diferencial. Tínhamos um índice alto de mortalidade na região e o hospital virou uma referência de assistência em saúde para o Sul do estado. Esse ano, estamos com a reforma da unidade promovendo melhoria da estrutura. Os atendimentos foram ampliados nos serviços ambulatoriais e de pacientes atendidos. Esse ano, tivemos ainda a conquista do Selo IHAC que garante o nosso compromisso com a saúde do estado do Maranhão”, afirmou a diretora.

As obras de melhorias na unidade iniciaram em julho e estão previstas para serem concluídas no prazo de 18 meses. Os atendimentos na unidade de saúde funcionam normalmente. Já a conquista do selo IHAC – Iniciativa Hospital Amigo da Criança – foi finalizada com a instalação da placa oficialmente no dia 12 de setembro.

A unidade de saúde recebeu reconhecimento por cumprir os requisitos exigidos de boas práticas de assistência materno-infantil do Ministério da Saúde. O hospital é referência em atendimentos de média e alta complexidade, gestação de alto risco, pediatria e cirurgia geral. Dentre os diferenciais estão as Unidades de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e as Unidades de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).

Os números são a comprovação da assistência à saúde da população e salva vidas. Ana Kelly Barros Guida de Oliveira, de 26 anos, da cidade de São Raimundo das Mangabeiras, é um exemplo. Ela teve o parto da filha, Tayná, que nasceu em condição de prematuridade, na unidade de saúde. “Tive assistência completa. Cheguei com sangramento, fiz exames imediatamente e veio a indicação de cesariana pelas condições da minha filha. Depois do parto ela precisou ir para terapia intensiva, recebeu também um tratamento alternativo por respeitarem minha religião que não aceita transfusão de sangue, e ainda assim ela está bem, ganhando peso, e em breve vamos sair de alta”, disse. A bebê nasceu com 29 semana, pesando 1,305kg e 37cm de estatura e segue acompanhada na UTI.

Além dos partos, as cirurgias de média complexidade são uma realidade na qualificação da assistência do hospital. Maria da Conceição Soares da Silva, de 60 anos, da cidade de Balsas, está internada devido cirurgia de retirada de um tumor no braço. Após toda etapa cirúrgica e de cuidados pós-cirúrgicos, ela tem previsão de alta nesta semana. “Foi um ótimo atendimento e estou muito aliviada. Retirar esse tumor do braço me deixou mais tranquila e agora é só a vontade de ir para casa”, falou.

O orgulho em fazer parte da história do hospital foi manifestado pelos colaboradores. A enfermeira-obstetra Naiara Coelho Lopes, 29 anos, é um exemplo de crescimento na unidade de saúde. “Trabalho desde a inauguração. É uma felicidade imensa completar 6 anos junto com o hospital e o meu crescimento profissional junto com a instituição, o número de vidas que vimos nascer, vidas que trabalharam conosco profissionalmente. A unidade de saúde é uma referência para nossa região que inclui 14 municípios, com todas especialidades, terapia intensiva, neurocirurgias, assistência materno-infantil, é o centro da oferta de saúde na nossa regional”, ressaltou.

Hospital

Desde a inauguração, a unidade gerenciada pelo Instituto Acqua, realizou 2.545.677 procedimentos hospitalares. As cirurgias somam 7.045 atendimentos, as internações foram 33.538, além de 77.552 atendimentos de urgência, 60.916 consultas médicas, 875.150 consultas multidisciplinares, 952.221 serviços de apoio e diagnóstico, 463.227 procedimentos de enfermagem, 49.394 triagem neonatal, 17 mil partos, 3.393 atendimentos oftalmológicos e 6.251 atendimentos da Agência Transfusional.

O Maranhão se informa aqui – Uema realiza diplomação histórica de alunos indígenas em Grajaú

A unidade de saúde é uma referência para região com 14 municípios, com todas especialidades, terapia intensiva, neurocirurgias, assistência materno-infantil, além do Centro de Hemodiálise.  #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo