DestaquesPolítica

Em abertura da Campanha Setembro Verde, governo reforça importância da doação de órgãos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançará, nesta terça-feira (5), às 9h, a Campanha Setembro Verde, na sede da Central Estadual de Transplantes do Maranhão (CET-MA), no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís. Além de chamar atenção da sociedade para a necessidade do diálogo sobre a doação de órgãos, a campanha estadual também destaca que: ‘Dizer sim à doação é ver a vida de quem amamos continuar’.

De acordo com a Central Estadual de Transplantes do Maranhão, 1.087 pessoas estão na fila de espera para transplantes, sendo 257 para rins, 824 para córneas e 6 para fígado. Em 2023, o Maranhão realizou 166 transplantes, sendo 144 de córneas e 22 de rins.

A Central Estadual de Transplantes é o órgão responsável por coordenar as ações inerentes ao processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes no Maranhão. Tendo ainda como atribuições, a capacitação das equipes de saúde quanto ao processo de doação e transplantes, além da divulgação do tema para a população e incremento das doações e do número de transplantes de órgãos e tecidos no Estado.

O Brasil define o mês de setembro como o mês da doação com a realização de campanhas em todos os estados do país com o ‘Setembro Verde’. Na ocasião, são desenvolvidas ações de sensibilização e capacitação sobre o tema da doação e transplante, e o dia 27 de setembro é designado como dia do doador.

O Maranhão se informa aqui – Câmara Municipal de Balsas realiza 30ª sessão ordinária legislatura 2023

Em 2023, o Maranhão realizou 166 transplantes, sendo 144 de córneas e 22 de rins.  #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo