DestaquesPolicial

Operação da PF combate fraudes bancárias eletrônicas que movimentaram R$ 2,5 milhões no MA

Nesta sexta-feira (28), a Polícia Federal deflagrou a operação “Usuário Bloqueado”, com o objetivo de combater uma organização criminosa especializada em fraudes bancárias eletrônicas que atuava em diversos estados do Brasil. A ação resultou no cumprimento de 30 mandados de busca e apreensão em quatro estados, a saber: Pará, Distrito Federal, Maranhão e São Paulo.

De acordo com as investigações da Polícia Federal, o grupo criminoso conseguiu movimentar aproximadamente R$ 2,5 milhões por meio das fraudes bancárias, que teriam ocorrido no período entre janeiro de 2021 e março de 2022. As ações fraudulentas contaram com a participação de empregados da Caixa Econômica Federal, que realizavam alterações nas credenciais de acesso ao sistema, permitindo que os criminosos transferissem valores para contas de terceiros envolvidos na organização.

As cidades alvo da operação foram:

  • Redenção (PA) com 9 mandados
  • Parauapebas (PA) com 1 mandado
  • Belém (PA) com 7 mandados
  • Breve (PA) com 1 mandado
  • São Luís (MA) com 2 mandados
  • São Paulo (SP) com 1 mandado
  • Valparaíso (GO) com 8 mandados
  • Luiziânia (GO) com 1 mandado.

Além dos mandados de busca e apreensão, foram executadas ordens judiciais de apreensão e bloqueio de bens e valores, com o objetivo de descapitalizar a estrutura criminosa e recuperar os ativos desviados.

Cinco integrantes envolvidos na organização criminosa foram afastados cautelarmente de seus cargos, empregos ou funções para garantir a continuidade das investigações e evitar interferências nas apurações.

Até o momento, foram contabilizados 842 registros de ocorrência ilícita formalizados pelos clientes da instituição financeira.

Os crimes em questão incluem organização criminosa, furto qualificado mediante fraude em ambiente cibernético, inserção de dados falsos em sistema de informações e lavagem de dinheiro.

A operação “Usuário Bloqueado” é um desdobramento da força-tarefa “Tentáculos”, que representa a cooperação entre a Polícia Federal e instituições bancárias no combate a fraudes bancárias eletrônicas.

O Maranhão se informa aqui – Justiça determina júri para julgar policiais por morte de estudante em Balsas

As ações fraudulentas contaram com a participação de empregados da Caixa Econômica Federal, que faziam alterações nas credenciais de acesso ao sistema. A ação resultou no cumprimento de 30 mandados de busca e apreensão. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo