DestaquesVídeos

SEMA promove 4ª Etapa do Programa Maranhão Sem Queimadas em Balsas

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), com apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e a Prefeitura Municipal de Mirador, promoveu nesta quinta-feira (27), a 4ª Etapa do Programa Maranhão Sem Queimadas.

O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Balsas e contou com a presença de diversas autoridades.  

O programa incentiva e executa ações estratégicas direcionadas à prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais no Maranhão, com capacitações, doação de equipamentos e formação de brigadistas. Nesta fase, apresenta diretrizes para o cumprimento das metas estabelecidas no Plano de Ação para a Prevenção e o Controle do Desmatamento e das Queimadas no Estado do Maranhão (PPCDQ-MA).

Além de intensificar a fiscalização e o monitoramento das áreas propensas a queimadas, o programa une os órgãos de segurança, proteção ambiental, instituições governamentais e não governamentais para fortalecer as ações. Além disso, conta com campanhas educativas e palestras, visando informar e sensibilizar a população sobre os impactos negativos das queimadas e as alternativas sustentáveis para o manejo do fogo.

Formação de brigadistas

Para a efetivação do Programa, a Sema e o Corpo de Bombeiros desenvolveram ações específicas junto aos municípios parceiros para o cumprimento do plano de ação para o combate de incêndios e queimadas através da formação de brigadistas municipais. 

Cada município participante entra com a indicação da equipe de brigadistas, ou seja, um quadro de profissionais contratados pelo município por um período pré-estabelecido, são doados equipamentos aos Batalhões do Corpo de Bombeiro e Prefeituras Municipais no intuito de contribuir com a proteção dos ecossistemas e da biodiversidade nas Unidades de Conservação, onde recebem cursos para conhecer teoricamente o Manejo Integrado do Fogo (MIF) e as aplicações que poderão realizar nas ações de prevenção e combate a incêndios.

Municípios alcançados

Entre 2020 e 2021, o programa beneficiou vários municípios como; Mirador, Balsas, Barra do Corda, Imperatriz, Chapadinha, Caxias, Santa Inês, Pinheiro, Coroatá, Trizidela do Vale e Pedreiras, com um total de 916 equipamentos doados para combate a incêndios.

Na terceira etapa, realizada em 2022, foram direcionadas ações aos municípios de Mirador, Balsas, Santa Inês, Imperatriz, Buriti Bravo, Caxias, São João dos Patos, Alto Parnaíba, Lago da Pedra, Grajaú, Chapadinha, com um total de 642 equipamentos doados.

Matéria produzida e exibida pela TV Capital – Canal 8 – Balsas/MA

O Maranhão se informa aqui – Servidores do Ibama são condenados por receber propina no MA

O programa incentiva e executa ações estratégicas direcionadas à prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais no Maranhão, com capacitações, doação de equipamentos e formação de brigadistas. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo