ColunasDestaquesMaranhãoSaúde

Saúde integral do homem é debatido por profissionais da atenção básica dos municípios maranhenses

Gestores e profissionais que atuam na Atenção Primária em Saúde (APS) dos 217 municípios maranhenses participaram, nesta quarta-feira (26), do Seminário Estadual de Fortalecimento da Política Nacional de Saúde Integral do Homem no Estado do Maranhão, no auditório do Palácio Henrique de La Roque, em São Luís.

Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o seminário debateu o tema central ‘A Importância da Integralidade a partir dos Ciclos de Vida’, para a qualificação, sensibilização e incentivo à prevenção da saúde do homem, da primeira infância até a terceira idade.

“O nosso propósito é potencializar a assistência à saúde do homem que é um público ainda muito difícil de comparecer às unidades de saúde para trabalhar a prevenção. Geralmente buscam a assistência somente quando é identificada alguma patologia. Neste sentido, o objetivo é divulgar estratégias que possibilitem a absorção desse público chamando os profissionais e com eles dialogarmos sobre os cenários a fim de trabalhar a conscientização”, disse o superintendente de Atenção Primária da SES, Willian Ferreira.

Participaram da abertura do seminário a representante da Coordenação Nacional da Saúde do Homem, do Ministério da Saúde, Julianna Miwa Takarabe; o superintendente de Vigilância Sanitária da SES, Edmilson Diniz; a coordenadora da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma), Adriana Motta; e a chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES (Dasai), Claudiana Cordeiro.

Na programação, os participantes dialogaram sobre a estratégias de qualificação e cuidado integral à saúde do homem, além de debaterem com os palestrantes a saúde do homem nos ciclos de vida, a partir da Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH) e a sensibilização desde o acesso ao acolhimento continuado.

“Quando falamos de ciclos de vida, estamos nos referindo a desde a gestação, incluindo eixos da assistência como a paternidade e o cuidado, até a adolescência, adulta e terceira idade. A perspectiva é envolver as áreas técnicas a fim de trazer esse indivíduo aos serviços para garantir melhor qualidade de vida”, destacou a chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Cordeiro.

Durante a apresentação sobre a PNAISH, a representante do Ministério da Saúde, Julianna Miwa Takarabe, parabenizou a idealização do seminário, uma vez que ele dialoga com as ações desenvolvidas pelo Governo do Maranhão na busca pela qualificação dos profissionais que atuam na Atenção Primária em Saúde dos municípios, com foco na oferta de uma assistência que contemple todos os ciclos de vida do usuário do SUS.

O médico Diego Pinho, que atua na Unidade Básica de Saúde Areia Branca, localizada no município de Cururupu, disse que para um cuidado integral é importante também entender o contexto em que o homem está inserido. “Buscar atingir o público masculino de forma individualizada de fato é um desafio, uma vez que muitos passam o dia trabalhando fora e não têm tempo para ir a um posto de saúde. Sabemos que o mês de novembro é quando a saúde para o homem ganha maior destaque, no entanto, queremos isso de janeiro a janeiro, de forma a promover mais consciência e a frequência desse público em especial”.

A coordenadora de Saúde Comunitária da Superintendência de Ações em Saúde do Município de São Luís, Alinne Costa, participou do seminário e destacou a importância de pensar a saúde integral do homem desde a primeira infância. “Começamos a observar o distanciamento do homem a partir da adolescência, o que configura o entendimento do cuidado com a saúde apenas quando se está doente. Nosso objetivo é o completo bem-estar, o que demanda vínculo e convívio do indivíduo com as equipes e os serviços dentro de um processo de acompanhamento”.

Ao final do evento, os participantes puderam debater a elaboração do Plano de Ação para Implantação da PNAISH nos municípios, envolvendo desde os gestores aos coordenadores e parceiros.

Alcântara

No município de Alcântara, o Seminário de Fortalecimento da Política Nacional da Saúde do Homem no Estado do Maranhão realizado, terça-feira (25), na Escola John Kennedy, reforçou a importância do acesso e acolhimento da população masculina na prevenção e promoção da saúde integral.

A chefe do departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Cordeiro, ressaltou as ações que o Estado vem realizado para o fortalecimento da saúde do homem. “Nós estamos aproveitando o período para falar de um eixo muito importante da política que é a Paternidade e Cuidado. Para isso, nós contamos com a parceria do Ministério da Saúde, que estará conosco no desenvolvimento da atividade”, informou.

O eixo Paternidade e Cuidado trabalha os benefícios do envolvimento ativo do homem no cuidado com os filhos, ressaltando como a participação deve ser realizada em todas as fases de gestação e após o nascimento. Dessa forma é importante envolver os profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS) – porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), como forma de auxiliar na sensibilização do homem para o cuidado integral com a saúde.

O Maranhão se informa aqui – Deputado Márcio Honaiser percorre o Maranhão para ouvir a população e fortalecer parcerias com lideranças locais

Promovido pela SES, o seminário debateu o tema: A Importância da Integralidade a partir dos Ciclos de Vida, para a qualificação, sensibilização e incentivo à prevenção da saúde do homem, da infância a terceira idade. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo