MancheteVídeos

Balsas realiza triagem para indicar 500 pacientes para o mutirão de cirurgias de catarata

A Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quarta-feira (12) o processo de indicação de pacientes através de consulta com o médico oftalmologista para triagem e posterior realização da cirurgia de catarata, que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de julho no Hospital Balsas Urgente.

A triagem está sendo realizada na Escola Dom Daniel Comboni, na praça do Hospital São José em Balsas e no primeiro dia cerca d e 400 pessoas passaram pelas consultas, que continuam nesta quinta-feira (13). O objetivo é alcançar 500 pacientes.

De acordo com o médico oftalmologista, Bruno Queiroz, a catarata é um processo natural e esperado do envelhecimento dos olhos. “Catarata é o nome que damos a lente natural que temos nos olhos que chama cristalino, e que com o passar da idade ela vai perdendo a sua cristalinidade, sua transparência; então, catarata é o nome que damos para o cristalino que perdeu sua transparência e acaba interferindo na entrada de luz nos olhos. Todas as pessoas, após 55, 60 anos e até alguns jovens tem o risco de ter os sintomas”, disse.

Para passar pela triagem, o paciente deve ter em mãos documentos pessoais: como, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de endereço. Após a triagem os pacientes que foram indicados para cirurgia já saem a cirurgia agendada.

O prefeito de Balsas Dr Erick Silva esteve no local da triagem para acompanhar os trabalhos de seleção dos pacientes e falou do programa catarata zero. “Em nossa gestão, já foram realizadas cerca de 3 mil cirurgias de catarata, e agora serão mais 500 cirurgias. Agradeço ao deputado federal Márcio Honaiser, que enviou os recursos para a realização do mutirão”, destacou.

Os recursos para a realização do mutirão são oriundos de emendas do deputado federal Márcio Honaiser (PDT), viabilizados s junto ao Ministério da Saúde, sendo que R$ 1,5 milhões já liberados e disponíveis para a gestão municipal e mais R$ 1 milhão que serão destinados para manutenção do Centro de Diagnostico de Balsas.

O Maranhão se informa aqui – Mutirão de cirurgia da catarata viabilizado com emenda de Márcio Honaiser acontece dia 14 em Balsas

As cirurgias de catarata serão realizadas nos dias, 14, 15 e 16 no Hospital Balsas Urgente. Os recursos são de emendas parlamentares do deputado Márcio Honaiser. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo