ColunasDestaques

Comissões Intergestoras Regionais de Balsas e Imperatriz debatem sobre imunização

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou, nos dias 7 e 8 de julho, das reuniões das Comissões de Intergestores Regionais (CIR), em Balsas e Imperatriz. Na reunião, os técnicos dialogaram sobre soluções para resgatar cobertura vacinais altas e homogêneas, além do início da Planificação da Básica na macrorregião Sul, no segundo semestre.

“É um colegiado importantíssimo. Nesse fórum que realmente são discutidas as pautas de necessidade dos municípios. Como envolvem serviços de gestão municipal e estadual, é importante estarmos presente para fazer as deliberações necessárias para gerenciamentos das questões”, explicou a assessora técnica da Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Mayrlan Avelar.

O superintendente de Atenção Primaria em Saúde da SES, Willian Vieira, ressaltou os avanços propostos na Planificação. “Ela é um potente instrumento de gestão, planejamento e organização tanto da Atenção Primária à Saúde quanto na Atenção Ambulatorial Especializada. A planificação tem com um dos seus objetivos apoiar o corpo técnico e gerencial na organização dos macroprocessos da APS e da AAE e desenvolver a competência das equipes de atenção à saúde, qualificando o serviço, mudando o seu ‘modus operandi’, integrando os profissionais dos diversos níveis de atenção, contribuindo para a recuperação da satisfação dos usuários, razão de ser de todo sistema de saúde”.

Para a gestora da Atenção Primária à Saúde do município de Imperatriz, Sormanne Oliveira, o encontro é importante para discutir os temas. “É um momento relevante para tratar da melhoria dos atendimentos que são realizados pelos municípios das regionais, possibilitando através destes encontros discussão de temas e situações especificas das realidades locais”, disse.

Durante os dois encontros foram apresentados os painéis de vacinação das duas regiões, como forma dos gestores identificarem a situação da cobertura vacinal nas cidades em que atuam e assim debaterem coletivamente sobre formas de melhorar e ampliar a vacinação. Na busca por fortalecimento de estratégias, foi destacado o papel das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na busca ativa dos públicos das campanhas, em função dos municípios terem o mapeamento das comunidades.

Entre os encaminhamentos gerais das reuniões, a SES reforçará as orientações e capacitações, conforme documento já emitido no início da campanha da Influenza. Outro ponto firmado foi que os gestores municipais possuem até a segunda quinzena de agosto para incluir as doses de vacinação no sistema.

Planificação

Como parte das ações com vistas a fortalecer as gestões municipais, a SES irá iniciar o processo de Panificação da Atenção Básica na macrorregião Sul, no segundo semestre. Dessa forma, a mobilização dos gestores para a reorganização dos atendimentos, bem como com as parcerias do Instituo Albert de São Paulo e Beneficência Portuguesa foram tratadas nas CIRs das duas regiões.

O Maranhão se informa aqui – Dra. Vivianne participa de debate sobre PEC do Congresso que altera o Sistema Tributário

Na reunião, os técnicos dialogaram sobre soluções para resgatar cobertura vacinais altas e homogêneas, além do início da Planificação da Básica na macrorregião Sul, no segundo semestre. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo