DestaquesPolicial

PF deflagra operação contra grupo acusado fraudes no SUS em municípios maranhenses

A Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU) deflagraram nesta quarta-feira, 5, a Operação “Fator Comum”, em São Luís, Vargem Grande e Belágua, no Maranhão, para desarticular um suposto grupo criminoso envolvido na inserção de dados falsos nos sistemas do SUS (Sistema Único de Saúde). As informações foram divulgadas pelo site “O Informante”.

O objetivo da ação é desmantelar o grupo responsável por essa prática ilícita, que tinha como finalidade obter recursos indevidos do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC), relacionados aos procedimentos de reabilitação pós-Covid.

Conforme as investigações, foi identificado que cinco municípios utilizaram simultaneamente a mesma lista de pacientes para o registro de procedimentos de reabilitação pós-Covid. Essa conduta resultou em repasses irregulares de recursos do FAEC. Entre janeiro e maio de 2022, mais de 50 mil procedimentos de reabilitação foram registrados em diversos municípios, levantando suspeitas de inserção de dados falsos.

A PF cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, além de um mandado de prisão temporária, como parte das medidas cautelares adotadas durante a operação. Também foi determinado o afastamento dos agentes públicos envolvidos. Ao todo, vinte policiais federais foram designados para cumprir as determinações judiciais expedidas pelo Juízo Federal de São Luís/MA, baseadas em uma representação elaborada pela Polícia Federal.

Caso as suspeitas se confirmem, os investigados poderão responder pelos crimes de inserção de dados falsos, peculato e associação criminosa.

A operação foi batizada de “Fator Comum” em referência ao ponto em comum identificado nos cinco municípios investigados: a utilização simultânea da mesma lista de pacientes submetidos a procedimentos de reabilitação pós-Covid. As autoridades competentes continuam a apurar os fatos para punir os responsáveis e garantir a integridade dos sistemas de saúde.

O Maranhão se informa aqui – Câmara Municipal de Balsas finaliza semestre legislativo com aprovações de requerimentos e indicações

A Operação “Fator Comum”, no Maranhão visa desarticular um suposto grupo criminoso envolvido na inserção de dados falsos nos sistemas do SUS. #OMaranhaoSeInformaAqui

Fonte: Com informações do site O Informante

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo