DestaquesVídeos

Exposição apresenta réplica em tamanho real de dinossauro encontrado no Maranhão

Durante o mês de férias, o Maranhão vai ganhar uma exposição gratuita voltada à valorização da paleontologia, com mostra do acervo do Museu de História Natural e Arqueologia e réplica de dinossauro em tamanho real. Os eventos têm o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A abertura da programação aconteceu no dia 1º de julho, sábado, às 9h30, na sede do Museu de História Natural e Arqueologia, na rua do Giz, no Centro, em São Luis. Já a visita à réplica do dinossauro, iniciou no mesmo dia, a partir das 17h, no Parque Estadual do Rangedor, no bairro Alto do Calhau, em São Luís.

A réplica tem 8 metros de comprimento e reproduz o fóssil de um jovem Spinosaurus, encontrado em um sítio arqueológico, às margens do rio Itapecuru, em Coroatá. O achado foi feito em 2016 por uma equipe de paleontólogos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão e Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

“O material é um verdadeiro testemunho de que esses animais habitavam as terras maranhense em tempos remotos, entre 113 e 95 milhões de anos, no Período Cretáceo. Agora, nosso objetivo é publicar o estudo em revista científica de circulação internacional em 2024”, afirmou o Prof. Doutor Manuel Alfredo de Araújo Medeiros da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Depois de aberta no sábado, a exposição no Museu de História Natural e Arqueologia poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h ás 12h e 14h ás 18h, já aos sábados das 14h ás 18h. A entrada é gratuita.

Dinossauros no Maranhão

O Maranhão tem uma quantidade de fósseis muito expressiva. Tanto a exposição do Museu quanto a visitação à réplica de uma espécie achada nesta região visam divulgar o potencial da Paleontologia como objeto científico, cultural e turístico no estado.

Há registros de fósseis em diferentes cidades maranhenses como: Coroatá (ossos de dinossauros), São Luís (ossos e pegadas de dinossauros), Alcântara (ossos e pegadas de dinossauros), Nova Iorque do Maranhão (floresta petrificada), Cajapió (ossos de dinossauros), Davinópolis e região tocantina (ossos de dinossauros), Fortaleza dos Nogueiras (pegadas de dinossauros), Duque Bacelar (floresta petrificada) e Brejo (peixes fósseis).

O Maranhão se informa aqui – Vazio Sanitário da Soja será de 03 de julho à 30 de setembro no sul do Maranhão

A réplica tem 8 metros de comprimento e reproduz o fóssil de um jovem Spinosaurus. A exposição é no Museu de História Natural e Arqueologia poderá ser visitada de segunda a sábado. #OMaranhaoSeInformaAqui

Fonte: Central de Notícias

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo