A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu coordenadores municipais do Programa Saúde na Escola para discutir ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, na última quarta-feira (30). A medida pretende envolver os estudantes na estratégia de prevenção para evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela.
Com o início do período chuvoso no Maranhão, a Coordenação Estadual de Prevenção e Controle das Arboviroses da SES compreende como essenciais o envolvimento do poder público e dos maranhenses. “Esta é a primeira de algumas reuniões que faremos para discutir quais as melhores ações a serem colocadas em prática. Esperamos que todos os 217 municípios maranhenses se engajem a fim de mobilizarmos o poder público e a sociedade em torno de um objetivo em comum que é proteger a população das arboviroses”, disse a coordenadora Joseneide Matos.
Este ano, o Maranhão registrou 5.122 casos de Dengue, 1.472 de Chikungunya e 28 de Zika Vírus, até o momento. As Regiões de Saúde de Timon, Balsas, Barra do Corda, São João dos Patos, Caxias e Zé Doca concentram áreas de maior incidência de casos das arboviroses.
Nos dias 12 a 14 de dezembro, Estado e municípios se preparam para executar ações simultâneas de prevenção e combate as arboviroses em ambiente externo e nas unidades de ensino. “Ao mesmo tempo em que visitaremos as escolas, também vamos buscar estabelecer diálogo com a sociedade, distribuindo material informativo, tudo para vencer o mosquito”, contou a representante do município de São José de Ribamar, Ronileny Leite.
Também está em discussão uma parceria com agentes de saúde municipais e os profissionais que atuam na área de infraestrutura e limpeza das cidades. O intuito é incentivar a manutenção dos espaços como forma de eliminar focos do mosquito, evitando desde o acúmulo de água limpa, pneus colocados em locais adequados e orientar sobre o armazenamento correto de garrafas descartadas.
O Maranhão se informa aqui – Juiz da Comarca de Riachão instala ponto de inclusão digital em Feira Nova do Maranhão
A medida pretende envolver os estudantes na estratégia de prevenção para evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela. #OMaranhaoSeInformaAqui
Fonte: Agência de Notícias