DestaquesPolítica

Agricultores familiares divulgaram produtos à base do babaçu na AgroBalsas

Bolos, pães, minipizza, salgados e até brownie foram alguns dos produtos que estavam à venda na Feira da Agricultura Familiar, durante a AgroBalsas, realizada do dia 16 a 20 deste mês. Um detalhe importante é que todos esses alimentos foram feitos à base de um produto muito conhecido da agricultura maranhense: o babaçu.

Agricultores familiares tiveram a oportunidade de expor e comercializar seus produtos durante a AgroBalsas, no stand do Sistema SAF, que contou com a presença da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma).

Cremilda Meneses, agricultora familiar e quebradeira de coco babaçu, foi uma das agricultoras que participou da AgroBalsas. Ela integra a Cooperativa Mista dos Agricultores do povoado Vinagre, município de Itapecuru-Mirim, e levou os variados subprodutos do babaçu. “É uma grande oportunidade de mostrar cada vez mais os nossos produtos com o babaçu”, disse.

O secretário da SAF, Diego Rolim, destacou que a participação do Sistema SAF na AgroBalsas mostrou a força de homens e mulheres do campo que produzem no estado. “Trouxemos uma cooperativa de Itapecuru-Mirim em que elas comercializaram vários subprodutos do babaçu. Elas mostraram iguarias das mais variadas possíveis que podem ser feitas com o babaçu, como brownies, donuts e tantos outros”, pontuou o secretário.

Além do babaçu, o mel produzido por associações assistidas pela SAF também tiveram destaque na AgroBalsas, assim como o artesanato de fibra de buriti, biojoias e demais artigos artesanais.

O jovem agricultor Dheimy Sousa, do município de Lagoa Grande do Maranhão, expôs na feira vários produtos como farinha, geleias, licores, cachaça, farinha e arroz. “Estamos mostrando que a agricultura familiar tem potencial para continuar a crescer”, destacou.

O Maranhão se informa aqui – Abertas inscrições para contratação de professores na Educação de Jovens Agricultores Familiares no MA

Além do babaçu, o mel produzido por associações assistidas pela SAF também tiveram destaque na AgroBalsas, assim como o artesanato de fibra de buriti, biojoias e demais artigos artesanais. #OMaranhaoSeInformaAqui

Fonte: Agência SECAP

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo