O trote pode parecer uma brincadeira para algumas pessoas, mas pode custar a vida de um ser humano quando se trata de prejudicar o trabalho dos atendentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que em vez de atender uma real necessidade, acabam perdendo o tempo em linha com uma falsa ligação de urgência.
Em Balsas o SAMU enfrente esse grande problema dos trotes que chegam a cerca de 15% das ligações apesar das campanhas continuas feitas pelo órgão para combater esse crime.
Somente no mês de janeiro o SAMU atendeu mais de 600 chamadas na cidade de Balsas, sendo que a maioria dos atendimentos são a acidentes de trânsito; dados preocupantes que aumentam as demandas dos serviços e atendimento móvel de urgência.
Atualmente a cidade de Balsas, possui a 3 maior frota de veículos do Maranhão e consequentemente possui um trânsito pesado, intenso e um grande número de acidentes no trânsito.
Quatro ambulâncias de plantão permanentes atendem as ocorrências. A causa da maioria dos acidentes são por imprudência dos condutores, envolvidos em atropelamento, colisões, não uso de capacetes, cinto de segurança e outros.
Matéria produzida e exibida pela TV Capital – Canal 8 – Balsas/MA
Passar trotes aos serviços de emergência é um crime previsto pelo artigo 266 do Código Penal Brasileiro, e o infrator pode pegar de um a seis meses de detenção. Além disso, crianças e adolescentes também podem ser punidos.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), esse tipo de ligação é um ato infracional gravíssimo e quem o comete deve ser encaminhado para a Vara da Infância e da Juventude para que sejam aplicadas as medidas socioeducativas.
O Maranhão se informa aqui – Projeto Balsas Catarata Zero, inicia mutirão para realização de 250 cirurgias
Trote é crime e prejudica o atendimento do SAMU aos pacientes que necessitam do serviço. #OMaranhaoSeInformaAqui