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DNIT informa condições de BRs do Maranhão. Trecho entre Riachão e Carolina é o mais grave da BR 230

As fortes chuvas que continuam caindo em todo o estado do Maranhão, tem piorado as condições de trafegabilidade das BRs que cortam o estado. Nesta quarta-feira (15) o Núcleo de Comunicação da PRF divulgou informações atualizando as condições das rodovias que as situações mais criticas no norte do estado, nas BRs 135 e 402.

BR 402

O km 134, próximo à entrada de Santo Amaro do Maranhão, distante 70 quilômetros de Barreirinhas, na região dos Lençóis maranhenses, uma forte enxurrada abriu uma cratera em uma das faixas da rodovia. No mesmo dia o DNIT providenciou a sinalização e, no dia seguinte, começaram os reparos. A expectativa é de que o conserto seja finalizado nesta quinta-feira (16).

No km 72 da mesma rodovia, entre Morros e a entrada de Humberto de Campos, um riacho se formou na lateral da BR. O DNIT mobilizou equipes que rapidamente recuperaram o local desgastado.

BR135

Nesta quarta-feira (15), equipes do DNIT fizeram um reparo próximo ao km 24 da BR-135, sobre a ponte Marcelino Machado (Estreito do Mosquito), na entrada de São Luís. Um buraco se formou no concreto da ponte e deixou os ferros à mostra e o local ficou perigoso, com sérios riscos de acidentes. O buraco foi fechado e mais adiante serão feitos serviços de reparo definitivo.

Um dos trechos mais preocupantes da BR-135 é o Campo de Peris, onde o sentido decrescente está bastante esburacado. No km 37 é comum a presença de veículos parados e os condutores realizando troca de pneu. Diariamente a PRF atende chamados para prestar auxílio no local em razão das péssimas condições do pavimento.

O trecho entre o km 127 ao 180 (entre Miranda e São Mateus) é provavelmente o ponto mais caótico de rodovia federal no estado, vez que em boa parte desta extensão o asfalto já não existe mais e o que resultou foi muito atoleiro e outros transtornos. Por outro lado, a intensidade das chuvas não permite a reconstrução da rodovia, que em muitos trechos precisará ter a base recomposta. Enquanto isso não acontece, o órgão responsável vem mantendo equipe no local para o reparo emergencial dos pontos críticos.

BR-316

Principalmente entre Bacabal e a divisa com o Pará, vários pontos apresentam muitos buracos e locais suscetíveis à erosão. Em 2019 este foi o trecho de rodovia federal mais caótico, com diversos pontos de bloqueio em razão das chuvas e do rompimento de açudes próximos a via.

BR-222

Em 2019, entre Chapadinha e Entroncamento a via foi totalmente recuperada, porém, com a intensidade das chuvas apareceram buracos em alguns pontos.

Entre Miranda do Norte e Santa Inês, alguns locais sempre preocupam em razão dos açudes, riachos e alagados, que em anos anteriores contribuíram para o corte da via e interrupção total da BR-222.

Entre Santa Luzia e Açailândia alguns buracos começam a provocar acidentes.

BR-226

O trecho com o asfalto mais desgastado está situado entre Barra do Corda, Grajaú e Lajeado Novo.

BR-230

O trecho com maior quantidade de buracos está entre Riachão e Carolina.

BR-010

Entre o município de Estreito, Imperatriz e Açailândia, a rodovia vem apresentando vários trechos com buracos.

Recuperação após as chuvas

No início do ano, em uma mensagem de vídeo, o ministro dos transportes anunciou que após o período chuvoso as rodovias federais no estado do Maranhão passarão por um amplo processo de restauração. Inclusive a BR-135, que receberá suporte do Exército Brasileiro, que já está montando sua base no local onde seria instalada a refinaria Premium, entre Bacabeira e Rosário.

As condições mais graves estão no norte do estado, nas BRs 135 e 402, próximo a São Luís e região dos Lençóis Maranhenses. #OMaranhaoSeInformaAqui

Fonte: PRF, com informações da Superintendência do DNIT/MA

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