Com o desafio de captar clientes e melhorar a gestão empresarial, a empreendedora Lillian Rambo, do segmento varejista de produtos saneantes de limpeza na cidade de Balsas, procurou o Sebrae. Na lista de necessidades da Ecoville, ela precisava melhorar em primeiro lugar a gestão por indicadores e alguns pontos foram destacados como prioridade, como estoque, layout, entregas e controle dos funcionários, além do acompanhamento dos resultados.
“Quem trabalha com vendas sempre tem algo que precisa fazer. É necessário inovar sempre. No Brasil Mais a gente conhecendo muitas ideias, muitas dicas e eu consegui aproveitar bastante. Uma das principais ações que destaco foi a adoção dos indicadores e o fato de poder acompanhar os resultados das ações da empresa, o que me mostrou onde melhorar e quais seriam as possíveis causas que levam alguns clientes a não comprar, o que fez implementarmos nossos canais de vendas”, destacou a empresária.
Para a Ecoville foi criada uma taxa de conversão, um indicador para acompanhar o pós venda da empresa e traçar metas viáveis. “No final da consultoria foi verificada a importância e o impacto causado pelas mudanças, reflexo disso é que o aumento do faturamento chegou numa variável de 15% a 25%. De cada 100 contatos realizados, cerca de 25 novas vendas foram concluídas”, revela a empresária.
O programa Brasil Mais tem ajudado empresas de pequeno porte no Brasil inteiro a melhorar seu posicionamento no mercado, desde a gestão até a personalização do atendimento, ponto esse também melhorado pela Ecoville. A empresa criou ferramentas para o atendimento, criou ações de marketing e o principal, a empreendedora entendeu a metodologia por trás da solução de problemas e a importância do planejamento, tudo a partir dos indicadores.
Hiago Aravena, analista técnico do Sebrae, destacou os benefícios do programa para as empresas que, já no primeiro ciclo, se dispuseram a começar o ano revolucionando o seu próprio negócio, se desafiando a ser melhor. “Balsas tem um comércio varejista pujante e aquecido pelas demais cidades que a tornaram cidade pólo. Consumidores de 12 municípios vêm para Balsas fazer suas compras, usar serviços de saúde e aproveitar os espaços de entretenimento. Tudo isso desafia o empreendedor a estar cada vez mais inovando seus serviços, produtos e o atendimento. Nesse primeiro ciclo do Brasil Mais, 20 empresas de pequeno porte de Balsas foram atendidas e estão bastante satisfeitas com as melhorias advindas com a implementação de algumas ações propostas pelo programa. Já estamos ansiosos para o início do próximo ciclo”, comentou o analista do Sebrae, Hiago Aravena.
Inscrições para ciclo II
As ações do Brasil Mais visam impactar diretamente na produtividade das empresas, no aumento de faturamento e na redução de custos. As inscrições para a segunda etapa na regional de Balsas estão abertas até neste sábado, 10 de julho, podendo ser feitas pelo link bit.ly/3gusjoJ. O programa contempla ações nos eixos melhores práticas produtivas, (disponível para a indústria) e melhores.
O acompanhamento do Agente Local de Inovação e a participação nos encontros coletivos e individuais são gratuitos, 100% subsidiado pelo Sebrae. No entanto, são fornecidas consultorias, opcionais, especializadas para o empreendedor que são a parte do programa como modo de complementação. As empresas terão acesso a informações sobre os serviços e atendimentos personalizados, ferramentas de autoavaliação e conteúdos que auxiliam na melhoria da gestão e da produtividade
O Brasil Mais é uma iniciativa da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC), do Ministério da Economia, executada em parceria com o Sebrae, Senai e ABDI e é realizado em ciclos de quatro meses.
O Maranhão se informa aqui – Sebrae estende programação especial para MEI até final de maio
Primeiro ciclo do programa Brasil Mais, solução desenvolvida pelo Sebrae, atendeu 20 empresas de pequeno porte em Balsas; as inscrições do segundo ciclo estão abertas até neste sábado, 10 de julho. #OMaranhaoSeInformaAqui