ColunasDestaques

Balsas começa a implementar ecossistema de inovação local

O processo de elaboração do plano estratégico do ecossistema de inovação de Balsas foi concluído, após a recente realização do IV Workshop do Ecossistema de Inovação. O evento foi o último de uma série de quatro, ocorridos em ambiente 100% digital, que integraram a ação piloto do Sebrae Maranhão em parceria com a Fundação CERTI para fomentar, desenvolver e fortalecer os negócios inovadores locais.   No final deste mês, os parceiros entregarão o plano para a sociedade balsense em evento presencial.

O planejamento tem o objetivo de estimular a criatividade, a inovação e a experimentação por meio de ideias inovadoras e tecnologias. Com o apoio da Fundação CERTI e de dezenas de empresas integrantes dos grupos setoriais definidos de forma colaborativa pelos participantes desta ação, o Sebrae conseguiu bons resultados ao longo dos quatro eventos.

Na execução dos trabalhos do último encontro digital, o analista da Unidade de Inovação do Sebrae Nacional, Krishna Aum Faria, ressaltou o envolvimento dos participantes na construção do plano de ecossistema de inovação de Balsas, assim como o comprometimento com o projeto, e anunciou que o município  ganhará um dos dez agentes locais de ecossistemas de inovação, figura criada pelo Sebrae Nacional para agilizar o processo de implantação e implementação da inovação e da tecnologia em um determinado território.

“A partir deste trabalho, Balsas estará melhor posicionado dentro do plano de ecossistema de inovação do Maranhão e da região Nordeste e, com a atuação do agente, servirá como piloto dentro dessa nova figura criada pelo Sebrae Nacional. O agente local de ecossistema de inovação vai auxiliar nesse processo de implementação, ou seja, de tirar o planejamento do papel e executar as ações”, ressaltou o analista.

Em todo o Brasil, cerca de 70 projetos de ecossistemas de inovação estão em andamento e o Sebrae Nacional escolheu dez deles para prototipar com a atuação do agente local de ecossistema de inovação. O ecossistema de inovação de Balsas foi um dos escolhidos por ter dado passos importantes, como a instalação da Agência de Inovação e Empreendedorismo na Faculdade de Balsas (Unibalsas), que será um apoio com metodologias ágeis e flexíveis, capaz de gerar conhecimento, conexões e inspirar o surgimento de novas soluções e modelos de negócio inovadores, ambas apresentadas através da metodologia SebraeLab.

“Esse ambiente atenderá a estrutura local que está sendo desenvolvido por meio do Plano de Ecossistema de Inovação de Balsas, como associações, instituições, entidades, mentores, investidores e empresas relacionadas à cultura de empreendedorismo inovador”, aponta Krishna Aum Faria, informando que a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) também já anunciou benefícios iniciais para a região, com R$ 300 mil em editais específicos para projetos de tecnologia e inovação.

Os movimentos em prol da estruturação do ecossistema inovador e tecnológico em Balsas embasam a fala do diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho de Andrade, que participou dos quatro workshops digitais. Ele frisou a importância das parcerias firmadas de forma espontânea nesse processo de elaboração do planejamento do ecossistema local que proporcionará uma grande oportunidade de desenvolvimento para a cidade e seu entorno.

“Quero agradecer ao Sebrae Nacional, principalmente pela forma com que vem nos tratando durante esse processo, pelas palavras de incentivo para que continuemos firmes no propósito de executar essas ações. Para nós, é de extrema importância a execução desse trabalho e o desafio de ser um dos dez municípios pilotos que vão receber o agente local de ecossistema de inovação. Temos uma boa e longa caminhada pela frente, tendo como apoiador a Fundação Certi,  a Prefeitura de Balsas que  acredita e participa do processo de construção do plano estratégico e agradecemos, também, a parceria da Fapcen e do Governo do Estado do Maranhão, através da EMAP e da Fapema”, declarou o executivo, destacando que o Sebrae quer levar essa experiência para outras regiões do estado, até chegar à capital São Luís.

Balanço das ações

O projeto conta com representantes de cerca de 70 empresas locais e instituições do país inteiro que apoiam o desenvolvimento econômico a partir de ideias inovadoras e juntos já definiram setores do mercado local que serão prioritários e as estratégias para serem trabalhadas pelos mesmos: agronegócio, logística, turismo e tecnologia.

Hoje, três ambientes de inovação já forma concebidos dentro do ecossistema de Balsas: a Fábrica de Inovação do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), a Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unibalsas (que será inaugurada em breve) e o Espaço Maker do SENAI. Além disso, pode-se destacar a criação da governança do ecossistema.

A partir de agora, as empresas que participaram do processo de construção do planejamento do ecossistema de inovação local passam a ter uma atuação de maior protagonismo, com apoio direto do Sebrae.

O Maranhão se informa aqui – Honaiser destaca importância do Vale Gás após reajuste do gás de cozinha

Com apoio do Sebrae e Fundação CERTI, o município já elaborou o planejamento para desenvolver e fortalecer os negócios inovadores, com apoio do setor empresarial. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo