DestaquesPolítica

5 truques que vão acelerar a venda do seu imóvel no Maranhão

Para quem está vendo de fora, vender imóveis em São Luís parece uma tarefa fácil. No entanto, nem tudo é assim tão simples, tanto que se você não se atentar a determinados detalhes pode ficar muito tempo com uma casa ou apartamento parado, sem conseguir vender.

Não importa se seu objetivo é fazer a venda sozinho ou com a ajuda de uma imobiliária. Se você não souber como chamar a atenção das pessoas – e divulgar para o público certo, o imóvel não será vendido rapidamente.

Se você tem pressa em encontrar um novo dono para uma casa ou apartamento, conheça cinco truques que vão acelerar o processo de venda e garantir que você encontre a pessoa certa para viver neste imóvel.

  1. Mantenha a documentação em dia

Um imóvel precisa de documentos que comprovem que você é realmente o proprietário e está com todas as suas contas em dia. Antes de colocá-lo a venda, verifique se não há nenhuma pendência de IPTU com a prefeitura. Se tiver, resolva assim que puder.

Além disso, é importante que a documentação da casa ou apartamento também esteja correta. Se você é o herdeiro daquele imóvel, não esqueça de fazer o inventário, para garantir que não exista nenhuma disputa judicial. Quando existe mais de um herdeiro, é preciso comprovar que todos concordaram em realizar a venda.

Como se tratam de processos burocráticos, a regularização da documentação e de pendências financeiras exige que você abaixe um pouco o preço de venda. Ainda assim, nem todas as pessoas estão dispostas a lidar com isso e preferem um imóvel que esteja com tudo em ordem, mesmo que paguem um valor um pouco mais elevado.

  1. Esteja preparado para a visitação

Ninguém compra um apartamento à venda em São Luís apenas por que gostou das fotos e vídeos que encontrou em seu anúncio. Apesar de a tecnologia ajudar a atrair pessoas realmente interessadas e afastar os curiosos – com o uso das fotos e vídeos panorâmicos, além da realidade virtual – quem vai fechar negócio quer ver tudo de perto.

Com isso, se prepare para receber visitas que querem conhecer cada espaço da casa ou apartamento que você está vendendo. O objetivo é entender se aquilo está dentro do esperado.

Para conseguir convencer os possíveis clientes que vão fechar negócio, mantenha o imóvel limpo e organizado. Mesmo que esteja vazio, é importante que os visitantes se sintam à vontade durante a visitação.

Além disso, lembre-se que nem todas as pessoas podem fazer visitas durante o dia, em horário comercial. Então, se quer vender mais rapidamente, esteja disposto a abrir exceções e receber os interessados a noite, em finais de semana ou pela manhã.

  1. Proponha um preço justo

Comprar casas em São Luís ou apartamentos é um grande investimento. Ainda assim, saiba que as pessoas pesquisam e procuram entender melhor o mercado imobiliário, para saber o quanto devem desembolsar para viver em determinada região da cidade e com o conforto que desejam.

Isso significa que você precisa pensar em um preço justo, que seja interessante tanto para você quanto para o comprador. É importante existir um acordo e que nenhuma das partes sinta que está perdendo em meio a negociação.

Pesquise o valor médio praticado em sua cidade e bairro para imóveis no mesmo padrão. Além disso, considere também se foram feitas reformas recentes, que podem agregar valor para a casa ou apartamento. Assim, existe um motivo para cobrar um pouco mais caro, mas é preciso que isso seja facilmente justificável.

A situação contrária também é válida. Se o imóvel é antigo e vai precisar de reformas ou alguma manutenção que você não pretende fazer, será necessário baixar um pouco o preço em relação à média do mercado.

  1. Faça um anúncio atraente

O anúncio de um imóvel à venda é uma das etapas mais importantes. Afinal, é através dele que você vai chamar a atenção das pessoas que realmente querem comprar uma casa ou apartamento como aquele que você está vendendo.

Tire boas fotos de todos os cômodos, de preferência com uma boa iluminação. Se possível inclua vídeos com um pequeno tour pelo imóvel. Além disso, não se esqueça da descrição do seu anúncio.

Quando os imóveis eram anunciados nos jornais, você precisava economizar nas palavras. Afinal, pagava caro pelo espaço a ser anunciado. Com isso, naquela época era comum de ser ver: “apartamento no centro: 2 qts, 1 bwc, 1swt, 1vg, var”.

Hoje, até você deve ter ficado em dúvida do que todas essas siglas significam. Esse exemplo de anúncio em jornal informaria que o apartamento no centro tem 3 quartos, 1 banheiro, 1 suíte, 1 vaga na garagem e varanda. De qualquer forma, mesmo detalhando, você teria que ser ainda mais convincente no texto para ser escolhido.

Como os anúncios são feitos na internet, em sites de imobiliárias e até em redes sociais, você pode destacar a vantagem de cada cômodo. Varanda bem iluminada durante a tarde, dois quartos grandes e com janela para o lado externo do prédio, podem ser fatores importantes e decisórios para o comprador. Então, capriche no anúncio!

  1. Faça reformas e manutenções

As reformas e manutenções não são obrigatórias, ainda assim, contam pontos para quem deseja vender o imóvel mais rapidamente. Sem contar que permitem colocar um preço um pouco acima da média de mercado e conseguir realizar a venda.

Existem compradores que buscam uma casa em que possam fazer poucas alterações – mais de gosto pessoal do que uma manutenção em si – para poderem se mudar rapidamente. Então, uma casa ou apartamento reformado costuma atrair estas pessoas.

Troca de torneiras, caixa d’água e telhado são alguns exemplos de reformas que podem ser feitas em casas. No entanto, uma simples pintura – de paredes e teto – já torna o imóvel mais atraente para o comprador, pois passa a sensação de algo novo.

Além disso, lembre-se de incluir em seu anúncio a informação: casa ou apartamento reformado recentemente, com alterações “x”. Não se esqueça de incluir fotos dos cômodos que passaram por esta reforma.

Pode confiar, reformar e fazer pequenas manutenções é uma ótima maneira de acelerar a venda de um imóvel. Nunca será um gasto, mas sim um investimento feito pelo proprietário. 

Com essas cinco dicas, você com certeza vai conseguir vender seu imóvel mais rapidamente. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo