DestaquesManchetePolicial

Pipas enroscadas na rede elétrica já causaram mais de 2 mil ocorrências no Maranhão

Nesse período de quarentena, mesmo com as recomendações de manter o distanciamento social, a criançada acaba aproveitando o tempo livre para diversas brincadeiras, e uma delas muito conhecida pelos maranhenses, é a prática de empinar pipas, muito divertida, mas que também pode ser perigosa.

O perigo aumenta devido as condições de fortes ventos, fazendo com que a pipa seja levada para bem próxima da rede elétrica e a linha se enrosque nos cabos de energia, interrompendo o fornecimento de energia elétrica e causando acidentes. Quando esse tipo de incidente ocorre, pode afetar gravemente tanto quem está empinando a pipa, quanto a população em geral que pode ficar sem energia ou ter algum dano nos eletrodomésticos.

A incidência de interrupções ocasionadas por pipas presas na rede elétrica têm sido frequentes em todo o Maranhão. Segundo dados da Equatorial Energia Maranhão, de janeiro de 2019 ao dia 14 de maio de 2020, foram registradas 2.334 ocorrências com a causa de pipa na rede de distribuição de energia elétrica. Essas situações geraram mais de 300 mil interrupções no fornecimento, somando mais de 6 mil horas sem energia.

Ocorrências por região
Na Região Norte (São Luís, Rosário e Barreirinhas) – 1.125 ocorrências
Na Região Sul (Açailândia, Balsas, Grajaú e Imperatriz) – 394 ocorrências
Na Região Leste (Caxias, Chapadinha, Codó, São João dos Patos e Timon)- 324 ocorrências
Na Região Centro (Bacabal, Itapecuru, Pedreiras, Presidente Dutra e Santa Inês) – 319 ocorrências

Trazendo esses dados para o período de pandemia, somente nos meses de março, abril e maio de 2020 foram registradas 141 ocorrências como estas, mesmo a população estando em isolamento por conta da Covid-19. Por isso, especialistas indicam:

Não deixe que as crianças empinem pipas próximo da rede elétrica;
Cuidado com fortes ventos, pois podem contribuir para as pipas se aproximarem dos fios energizados;
Quando a linha encostar na rede elétrica, NUNCA tente desprender a linha, pois o risco de receber uma descarga elétrica é muito grande. Solte a linha imediatamente;
Não utilize produtos cortantes nas linhas das pipas, pois podem machucar gravemente quem solta a pipa e outras pessoas ao redor.

O Maranhão se informa aqui – PRF recupera Toyota/Corolla roubado de empresa de locação de veículos

Na Região Sul (Açailândia, Balsas, Grajaú e Imperatriz) – 394 ocorrências de janeiro de 2019 a maio de 2020. #OMaranhaoSeInformaAqui

Fonte: Central de Notícias

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo