DestaquesManchete

Prefeito esclarece abertura de restaurantes, academias, escolas e igrejas em Balsas

Em entrevista via skype, concedida ao Jornal da Capital, TV Capital, canal 8 – Balsas-MA, o prefeito Erik Augusto Costa e Silva, respondeu perguntas e esclareceu dúvidas sobre as regras de flexibilização para abertura de restaurantes, academias e igrejas em Balsas.

De acordo com as norma do decreto municipal, academias e restaurantes que  voltaram a funcionar nesta quarta-feira (03), com regras sanitárias rígidas e de forma gradual. 

Restaurantes

Continua proibida a venda de bebida alcoólica, os estabelecimentos devem manter distanciamento das mesas, limite de 4 pessoas para mesa grande e  2 pessoas em mesas pequenas; todos os funcionários usando máscaras, entrada do público no restaurante de máscara e só pode ser retirada quando sentados à mesa e uso de álcool em gel. 

Academias

Com mais de 70 dias fechadas, houve uma liberação apenas para uso dos aparelhos aeróbicos. Como muitas pessoas já estão fazendo suas caminhadas nas ruas com riscos de atropelamento, risco de assaltos. Então foi liberado às academias para uso dos  aparelhos aeróbicos e o Parque Centenário para caminhadas. Com uso de máscaras, álcool em gel. Estamos aguardando uma liberação do governo do estado, com um protocolo de segurança para liberarmos as academias. 

Abertura das escolas

A partir do dia 8 de junho escolas particulares do ensino médio e faculdades que comprovarem ter protocolo de segurança poderão abrir de forma parcial com metade dos alunos em sala de aula. As escolas estaduais e UEMA seguirão protocolos do estado e a UFMA segue protocolo do governo federal. Escolas da rede municipal de ensino e particulares do ensino fundamental ficarão fechadas até o dia 30 de junho. Essas medidas seguem o modelo que está sendo aplicado em vários países com retorno inicial dos alunos maiores, obedecendo protocolos rígidos de segurança que serão avaliados pela prefeitura. 

Abertura de igrejas

Em relação a cultos religiosos estamos elaborando um protocolo de segurança para que retorne a partir do dia 15 de junho, obedecendo regras de segurança. Nos reunimos com 20 pastores evangélicos e discutimos com eles regras para abertura, com apenas 30% da capacidade de ocupação dos templos,  distanciamento, uso de máscaras obrigatórios e intervalo entre um culto e outro para evitar aglomeração nas portas. Os pastores estão ajudando baseados na experiência de outras cidades que já estão funcionando e o governo do estado está elaborando um protocolo para todo o estado do Maranhão. Também nos reunimos com a Igreja Católica que está aguardando o novo decreto.

O Maranhão se informa aqui – Hospital Regional de Balsas contará com 12 novos leitos de UTI

Erik Silva respondeu perguntas e esclareceu dúvidas em entrevista ao Jornal da Capital, canal 8 – Balsas/MA #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo