DestaquesPolítica

Regional de Saúde reúne prefeitos do sul do Maranhão para enfrentamento ao coronavírus

A Unidade Regional de Saúde – URS, reuniu nesta quinta-feira (16) com prefeitos, secretários municipais de saúde, representantes da associação médica e 4º Batalhão da Polícia Militar para discutir parcerias para enfrentamento do coronavírus na região sul do Maranhão.

Objetivo foi organizar um plano diretor para a regional como alinhamento do fluxo e protocolo para conduzir pacientes e medidas de prevenção a ser usadas em toda a região, bem como o funcionamento da Atenção Básica com postos de saúde abertos nos municípios da regional.

O gestor Regional de Saúde, Giltarlã Araújo destacou a portaria nº 430, de 19 de março de 2020 do Governo Federal que estabelece incentivo financeiro federal de custeio no âmbito da Atenção Primária à Saúde, em caráter excepcional e temporário, com o objetivo de apoiar o funcionamento em horário estendido das Unidades de Saúde da Família (USF) ou Unidades Básicas de Saúde (UBS) no país, para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (covid-19).

Conforme o gestor a portaria visa a incentivar os municípios que abram as Unidades Básicas de Saúde (UBS) inclusive a noite para atender as gestantes, os diabéticos, hipertensos e a população em geral que utiliza atenção primária de saúde. “Nós esclarecemos isso aos prefeitos para dá o suporte e manter atenção básica de saúde funcionando em suas cidades”, disse Giltarlã Araújo.

A preocupação maior dos prefeitos foi sobre o planejamento para atender possíveis pacientes testados positivos com coronavírus e discutiram formas de aumentar o número leitos de UTI na região.

Estiveram presentes os prefeitos de Fortaleza dos Nogueiras, Formosa da Serra Negra, Nova Colinas, Feira Nova do Maranhão, São Félix de Balsas, Balsas, São Raimundo das Mangabeiras, outros municípios enviaram secretários de saúde.

O Maranhão se informa aqui – Funcionamento das UBS e atenção primária de saúde em Balsas é debatido em reunião  

Funcionamento dos postos de saúde, da atenção primária e aumento do número de leitos de UTI na região, foi a preocupação maior dos prefeitos. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo