DestaquesVídeos

Sebrae lança Guia de Gestão Financeira para as MPEs enfrentarem a crise do Covid-19

O coronavírus é uma ameaça real aos pequenos negócios de todo o Brasil. Por isso, o Sebrae elaborou um guia de gestão financeira para apoiar os empresários neste momento de instabilidade econômica causada pelos efeitos do novo Coronavírus (Covid-19).

O material traz orientações sobre como realizar um controle das finanças mais preciso diante de complicações nos negócios no atual cenário, que envolvem redução no movimento de clientes, faturamento menor, diminuição na produção, entre outras.

Para fazer frente à crise, algumas medidas precisam ser tomadas pelos donos de negócios brasileiros. “O momento atual, exige dos empreendedores muito controle de suas finanças. O que estamos vivendo por conta do Coronavírus pode trazer complicações como redução no movimento de clientes e queda no faturamento, por isso é de fundamental importância ter um plano para lidar com estas contingências e nesse sentido, o Sebrae elaborou um guia para ajudar os pequenos negócios a se prepararem. O guia tem basicamente cinco passos”, explicou o analista técnico do Sebrae, Rodrigo Lucena.

Segundo ele, a primeira medida é fazer uma previsão das despesas da empresa para os próximos dois ou três meses. “Assim, é possível priorizar aquelas fundamentais para a operação do negócio”, disse.

Depois, o empreendedor deve ajustar as despesas de acordo com a situação: evitando os gastos, a não ser que seja extremamente necessário, e negociar um aumento nos prazos de pagamento dos seus compromissos com fornecedores e instituições financeiras.

Além disso, o Guia de Gestão de Finanças recomenda que o empresário adote medidas que permitam um aumento do seu faturamento, como criar promoções de produtos do estoque, oferecer serviços de entrega e ampliar as formas de pagamento.

“É importante também fazer a gestão do fluxo de caixa da empresa para não correr o risco de não ter dinheiro para pagar seus compromissos. Se não souber como fazer, procure a Central de Relacionamento do Sebrae e agende uma consultoria online sobre finanças”, finalizou Lucena.

CONSULTORIA

Para o agendamento das consultorias online que o Sebrae está oferecendo de forma gratuita e individual, os empresários interessados deverão entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae por telefone (0800 570 0800 ou 98 9991-2335) e agendar o seu horário. Os atendimentos acontecerão das 8h às 12h e das 14h ás 18h.

Nas salas online de consultoria, os empreendedores maranhenses tem acesso a consultorias nos temas finanças, marketing e vendas, dúvidas trabalhistas, inovação e escuta diagnóstica – que recebe dúvidas gerais dos empreendedores nesse momento de crise. “Ao todo serão 46 salas virtuais disponíveis simultaneamente, cada uma com um analista do Sebrae onde nossos clientes poderão receber consultorias com duração de meia hora”, explicou a gerente de Gestão de Atendimento e Relacionamento com Clientes do Sebrae Maranhão, Hildenê Maia.

O Maranhão se informa aqui – Polícia apreende cocaína em comércio e prende suspeito em Balsas/MA

O material orienta os empreendedores sobre como gerenciar o dinheiro da empresa, para superar a crise de consumo e a queda nas vendas. O Guia tem cinco passos e pode ser baixado do Portal Sebrae. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close