ColunasDestaques

Idosa de 87 anos costura máscaras em casa e doa para vizinhos no Maranhão

Em uma situação extrema como o isolamento social provocado pelas medidas preventivas ao novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, o ser humano tem a oportunidade de mostrar o melhor de si. Em Santa Quitéria, cidade a 350 km da capital São Luís, uma idosa de 87 anos se sensibilizou com a falta de máscaras, que são Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e viraram peças raras no mercado. Dona Bernarda Costa resolveu dedicar o talento na costura para ajudar a combater o vírus.

A contribuição da idosa está longe de ser em larga escala, mas sobra em amor ao próximo. A maranhense confecciona as máscaras costurando em TNT (uma espécie de tecido que não é tecido) colocados em elásticos. A ideia é doar para os vizinhos que também estão no grupo de risco da doença – entre eles idosos, hipertensos e diabéticos, por exemplo.

É importante ressaltar que as máscaras de profissionais da saúde precisam ser esterilizadas e ter um filtro, mesmo aquelas que são fabricas em TNT, o mesmo material que está sendo usado pela dona Bernarda.

Além disso, o médico infectologista Francisco Ivanildo Oliveira Júnior, durante participação no Bem Estar, chamou a atenção que as máscaras caseiras podem não ser tão eficazes para prevenção ao coronavírus.

“Sobre máscaras improvisadas, e temos visto muitos tutoriais delas na internet, elas não funcionam. Quando a pessoa começa a respirar dentro daquela máscara, ou principalmente falar, ela vai ficar úmida rapidamente e vai perder a eficácia. Nem papel, tecido ou qualquer outra forma improvisada”, disse.

Solidariedade

A publicação que mostra dona Bernarda costurando as máscara foi feita em uma rede social no domingo (22) e a repercussão logo atraiu costureiras voluntárias. No fim da noite de segunda (23), a professora compartilhou nas redes sociais um vídeo em que, junto com voluntárias, impermeabiliza o TNT usado nas máscaras de dona Bernarda. Mais de mil máscaras foram cortadas pelas voluntárias.

“Aqui na cidade ninguém encontra mais nenhuma máscara. O jeito foi comprar o TNT. Eu ajudei a cortar e ela passa na máquina com o elástico. A gente vai usar para ela, que já tem uma idade mais avançada, e também para outros idosos que moram aqui no bairro”, explicou a neta da dona Bernarda, a professora Renatha Costa.

Ao G1, Renatha falou sobre a repercussão do vídeo na internet. “A repercussão foi muito espantosa pra gente. A gente está muito feliz em poder ajudar de alguma forma. Ela [dona Bernarda] está com muita vergonha de aparecer na internet, ela não tem esse costume, não é da época dela, mas ela agradece muito o carinho”, contou.

Com cerca de 30 mil habitantes, Santa Quitéria não possui nenhum caso suspeito ou confirmado do novo coronavírus, mas as redes sociais de Renatha já receberam milhares de comentários emocionados com a atitude da avó Bernarda que, nos dias de hoje, é um exemplo de preocupação com próximo tão raro quanto a presença de máscaras nas farmácias em tempos de coronavírus.

O Maranhão se informa aqui – Como cuidar da alimentação para manter a imunidade das crianças

A maranhense confecciona as máscaras para doar aos vizinhos que também estão no grupo de risco da doença – entre eles idosos, hipertensos e diabéticos. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo