DestaquesMancheteVídeos

Controle e combate as endemias continua com ações nas escolas de Balsas

A vigilância epidemiológica, intensifica ações de controle e combate e as endemias no município de Balsas/MA. Segundo Ederson Magno Martins, coordenador de Endemias, no momento o alvo são 32 escolas e cerca de 13 mil alunos da rede municipal de ensino onde estão sendo realizadas palestras divulgando informações sobre como combater os depósitos criadouros e o próprio mosquito Aedes aegypti orientando o combate a outras doenças causadas pelo acumulo de lixo, como: dengue, rota vírus, chikungunya, leptospirose, zica vírus e outros.

“Aconselhamos a população que tenha cuidado com o seu lixo doméstico, que não permitam que fiquem depósitos que possam ser criadouros, para evitar essas doenças no município” as escolas Públicas já fazem parte do Programa Saúde na Escola – PSE e as escolas particulares podem solicitar a visita que a coordenadoria vai até a escola. “São 159 pontos estratégicos, borracharias, ferro velho, cemitérios públicos, onde tem vasos de plantas, temos também o ecoponto para as pessoas deixarem pneus velhos”, disse Ederson Martins

As escolas que já receberam as visitas da equipe foram: Alexandre Costa – bairro São Félix; José Bernardino – bairro de Fátima, Elias Alfredo Cury – bairro Potosí, Cloves Vidigal – Trizidela, Padre Cicero – Bacaba e Agostinho Neves, Bacaba. A próxima visita acontecerá na Escola do povoado Jenipapo.

Além das visitas nas escolas a coordenação de endemias realiza busca ativa todas as quinta-feira nas 25 UBS na zona urbana e 3 na zona rural, onde as notificações são recolhidas e o atendimento é feito nas casas, tratamentos com lavicidas e inseticidas em possíveis criadouros de mosquito.

Também o núcleo de vigilância epidemiológica dentro da UPA, onde é feito uma triagem dos casos suspeitos de virose, e a equipe faz contato na residência e veja o caso e dependendo da situação faça tratamento e bloqueio em um raio de 300 metros.

Como combater os depósitos criadouros e o próprio mosquito Aedes aegypti orientando o combate a outras doenças causadas pelo acumulo de lixo, como: dengue, rota vírus, chikungunya, leptospirose, zica vírus e outros. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo