ColunasDestaques

Balsenses lotam postos de saúde no dia “D” da Vacinação contra sarampo

O dia ‘D’ de vacinação contra sarampo para pessoas de 5 a 19 anos aconteceu neste sábado (15), em Balsas/MA. A vacina da tríplice viral também protege contra caxumba e rubéola. De acordo com a coordenadora de imunização do município, Janaína Neves Sá, a campanha é seletiva, pois só precisa tomar a vacina tríplice viral quem nunca tomou ou não tenha comprovação que tenha completado o esquema vacinal.

“Em 2019 foram notificados, 15.914 casos de sarampo e 15 óbitos no Brasil; em Balsas não há registros de casos de sarampo há vários anos e a estimativa de vacinar no Maranhão é 93.805 pessoas. Em relação a zona rural, a coordenação de imunização tem um calendário anual que é feito duas vezes ao ano. Além da tríplice viral, todas as vacinas são ofertadas para a população em todas as faixas etárias. Houve uma boa procura  pela vacina em todos os postos durante todo o dia”, destacou Janaina Neves Sá.

Segundo o Ministério da Saúde, são consideradas vacinadas pessoas de 1 a 29 anos com duas doses da tríplice viral, bem como pessoas de 30 a 49 anos com uma dose. No caso dos profissionais de saúde, duas doses da vacina.

A Campanha Nacional de vacinação contra o Sarampo que teve início em 10 de fevereiro e se estende até 13 de março de 2020, para a faixa etária de 5 a 19 anos.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. A transmissão da doença ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.

O Maranhão se informa aqui
Secretaria de saúde mobiliza UBS para vacinação contra sarampo em Balsas

 A vacinação continua nos postos de saúde até o dia13 de março de 2020, para a faixa etária de 5 a 19 anos. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo