DestaquesVídeos

Instalação do Comitê Hidrográfico do Rio Parnaíba terá audiência pública em Balsas

Começa processo de instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba Teve início no dia 27 de janeiro de 2020 uma série de atividades para formalizar a instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba (CBH Parnaíba), instituído pelo Presidente da República por meio do Decreto nº 9.335, de 5 de abril de 2018.

O processo de instalação do Comitê começou com a visita de mobilizadores sociais aos 277 municípios da bacia hidrográfica, cuja área de drenagem abrange dos Estados do Maranhão, Piauí e Ceará. Agentes estarão distribuídos pelos municípios, em 10 áreas de mobilização, com bases de apoio nas cidades de Crateús e São Benedito, no Ceará; Balsas, Timon e São Bernardo, no Maranhão; e Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Floriano, Picos, Valença do Piauí, Teresina, Castelo do Piauí, Piripiri e Parnaíba, no Piauí.

Confira locais e datas dos seminários

Os mobilizadores vão visitar e credenciar agentes e entidades passíveis de compor o CBH, tais como Prefeituras Municipais, entidades representativas de usuários de água, grandes usuários de água, instituições de ensino e pesquisa, membros de colegiados de recursos hídricos e de meio ambiente e associações da sociedade civil com atuação na bacia hidrográfica. Esse processo está previsto na Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei nº 9.433/1997) e na Resolução do Conselho Nacional de Recursos Hídricos nº 5/2000, que estabelece as diretrizes para formação e funcionamento dos Comitês de Bacias Hidrográficas.

Com essa estratégia, pretende-se garantir legitimidade e participação no processo de formação do CBH Parnaíba. O público mapeado será convidado a participar da próxima etapa de formalização do CBH Parnaíba, os Seminários Regionais. Serão realizados 14 eventos, com início previsto para o final de março de 2020, sendo 02 no Ceará, 03 no Maranhão e 09 no Piauí, respeitando a representatividade de cada Estado na área de drenagem da bacia do rio Parnaíba.

O conteúdo a ser abordado nos Seminários Regionais será voltado à informação detalhada sobre o processo de instalação e formas de participação no CBH Parnaíba, além da legislação de recursos hídricos, com ênfase nas atribuições e importância dos comitês de bacia para a gestão dos recursos hídricos. Posteriormente, serão realizadas Plenárias Setoriais em três diferentes cidades, sendo uma em cada Estado da bacia hidrográfica. Nestes eventos serão apresentadas as regras e orientações para o processo de seleção e definição dos membros do CBH Parnaíba, obedecendo-se aos critérios de representatividade entre os setores usuários, da sociedade civil organizada e o poder público municipal.

Os membros titulares e suplentes eleitos e indicados nas Plenárias Setoriais serão empossados em Assembleia Geral, e deverão, ainda, deliberar e aprovar o Regimento Interno do Comitê e eleger a nova diretoria. Após esta etapa, o CBH Parnaíba estará oficialmente instalado. Na sequência da Assembleia Geral acontecerá a Oficina de Planejamento. Restrita aos membros titulares e suplentes, a oficina terá como objetivo construir uma agenda de trabalho e estabelecer metas de atuação do CBH Parnaíba para os próximos 2 ou 3 anos subsequentes.

Processo de instituição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba O CBH Parnaíba foi instituído pelo Decreto nº 9.335/2018, mas os esforços para sua criação têm trajetória de 20 anos. Ainda em 1999, por iniciativa da sociedade civil, foi feito um trabalho de sensibilização e esclarecimento sobre os problemas da bacia do rio Parnaíba, com a realização de eventos em várias cidades nos três Estados.

Em 2004, por ocasião da elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Piauí, surgiu pela primeira vez a proposta de criação do Comitê, levada adiante por entidades ligadas à sociedade civil, órgãos públicos e usuários de água. Esse trabalho culminou com a criação, em 2011, por iniciativa da Justiça Federal do Maranhão, da Comissão Interinstitucional Pró-comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba. Já em 2012, foram criadas comissões estaduais, que juntas deram andamento à organização de documentos técnicos e ao cumprimento de pré-requisitos para a criação do CBH Parnaíba.

O envolvimento da Agência Nacional de Águas (ANA) no processo deu-se no decorrer de 2015, com articulações no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas do Maranhão e Piauí. Mas, o passo fundamental foi dado em 2016, com a aprovação do Pacto para a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos da Bacia do Rio Parnaíba. Neste documento ficaram definidos o arranjo institucional e as atribuições necessárias ao funcionamento do CBH, em sintonia com a Resolução nº 109/2010 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

O Pacto finalmente foi firmado em fevereiro de 2018 entre o Governo Federal, os Estados do Piauí, Maranhão e Ceará e os Comitês de Bacia já instituídos e em atuação na bacia hidrográfica do rio Parnaíba. Em 08 de março de 2018, durante a 40ª Reunião Extraordinária, o CNRH aprovou a proposta de instituição do CBH Parnaíba (Resolução nº 194/2018) e a encaminhou à Presidência da República, que a aprovou por meio do Decreto nº 9.335, de 5 de abril de 2018. Atualmente, o CBH Parnaíba tem uma diretoria provisória, que coordena e mobilização e divulgação que se inicia para o credenciamento e eleição dos membros do Comitê e sua instalação oficial.

O que é um Comitê de Bacia Hidrográfica e quais as suas atribuições Os Comitês de Bacias Hidrográficas são órgãos colegiados, formados por representantes do poder público, dos usuários de água e da sociedade civil organizada. Eles têm atribuições normativas, deliberativas e consultivas a serem executadas na bacia hidrográfica de sua jurisdição, e integram o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGERH), que é um órgão colegiado que concebe e implementa a Política Nacional de Águas, proporcionando a ela um caráter democrático e participativo.

São conhecidos como “Parlamentos das Águas” por se configurarem como um “fórum em que um grupo de pessoas, com diferentes visões e atuações, se reúne para discutir sobre um interesse comum – o uso d’água na bacia” (ANA/Política Nacional de Recursos Hídricos). Portanto, cumprem papel fundamental na elaboração de políticas para a gestão das águas na bacia, sobretudo em assuntos relacionados à escassez hídrica, inundações e à qualidade da água, contribuindo para evitar riscos aos usos múltiplos da água assegurados em lei.

O Maranhão se informa aqui

Comitê de Bacia hidrográfica do Rio Balsas realiza audiência pública em Alto Parnaíba/MA

Serão realizados 14 eventos, sendo 02 no Ceará, 03 no Maranhão e 09 no Piauí, respeitando a representatividade de cada Estado na área de drenagem da bacia do Rio Parnaíba. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo