DestaquesVídeos

Implantação do serviço de transporte coletivo de passageiros avança em Balsas

Com a mudança na lei federal que estabelece as políticas de mobilidade urbana que mudou os prazos para os municípios elaborarem seus planos municipais de mobilidade urbana e também permitiu a implantação do sistema de transporte coletivo sem a obrigatoriedade de se ter concluído o plano de mobilidade. O município de Balsas avançou para implantação do serviço na cidade.

O Diário Sul Maranhense entrevistou, Alfredo Costa, diretor do setor de convênios da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Confira a entrevista:

Situação atual para implantação do serviço de transporte coletivo urbano em Balsas

A Comissão Permanente de Licitação – CPL deve publicar o edital para licitação do transporte coletivo. Estamos montando uma equipe técnica para confeccionar e debater através de audiências públicas com a comunidade o Plano de Mobilidade Urbana que será concluído em prazo estimado de 8 a 10 meses. Mesmo prazo do Plano Municipal de Saneamento Básico. Em paralelo vamos tocar as ações de contratações do transporte coletivo e a implantação que passa por dois momentos que é a contração da empresa vencedora e a construção de dois terminais de integração e os abrigos distribuídos pela cidade.

Como ficam os serviços de taxis e mototaxis?

Nas audiências públicas fizemos um debate de como melhorar articulação entre as modalidades; uma coisa é o ônibus, outra o mototaxis, o taxis. Ao mesmo tempo em que se estabelece os pontos de integração, se estabeleça conexões com taxis, mototaxistas de maneira que todos ganhem. Não será uma competição entre taxis, mototaxis e ônibus.

Terminais de integração e abrigos nas paradas de ônibus

O projeto foi elaborado com base na política de transporte e mobilidade urbana do plano diretor prioriza a valorização da coletividade e do interesse público sobre o individual na promoção funcional e segura da circulação e bens às localidades e regiões do município. Para isso serão construídos abrigos nas paradas de ônibus e dois terminais de integração: na Praça da Prefeitura e na entrada do bairro Açucena, próximo a Rodoviarinha dos Gerais.

Linhas de ônibus

No projeto, foram criadas 5 rotas de transporte cobrindo todo o perímetro urbano. Todas as rotas serão parte do sistema integrado, com média de 15,2 km/Rota

Linha 1: Jardim Iracema – Centro – Unibalsas
Linha 2: Trizidela – Flora Rica – Nova Trizidela – Centro
Linha 3: Centro – Veneza – UFMA
Linha 4: Bacaba – Centro – São Francisco
Linha 5: Jocy Barbosa – Centro

O terminal de integração da praça da prefeitura já tem vencedor da licitação e deve começar a obra ainda esse ano e a licitação para o sistema de transporte coletivo está em andamento.

O Maranhão se informa aqui

Prefeitura de Balsas recebe aval do FNDE para retomar construções de creches

Transporte coletivo de passageiros terá 5 linhas, 2 terminais de integração e 15 ônibus circulando. Licitação já em andamento.  #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo