DestaquesPolítica

Iniciadas atividades em Balsas da Campanha Dezembro Vermelho de combate ao HIV

Iniciada na cidade de Balsas/MA, a “Campanha Dezembro Vermelho” no sábado e domingo (23 e 24 de novembro) com a realização de testes rápidos em frente ao Hiper Mateus, em parceria com uma escola de enfermagem.

Objetivo é sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Este ano o tema é: “A luta é compartilhada. A prevenção tem que ser combinada”.

Durante todo o mês, serão apoiadas e realizadas ações em locais públicos e unidades de saúde. No campo da prevenção, será colocada à disposição da população acesso ao diagnóstico precoce e atividades educativas para a prevenção a infecção pelo vírus HIV/Aids.

Segundo Shirleide Doxa S. Matias, enfermeira/ coordenadora do Programa Municipal DIST/HIV/AIDS, serão desenvolvidas várias atividades junto com as Unidades Básicas de Saúde, trabalhando as comunidades nos bairros, também com algumas atividades em loco e públicos específicos.

Programação:

Segunda-feira, 02/12 – rodas de conversa com os profissionais do Hospital Regional, Dr. José Bernardino, para abordagem e manejo clínico tanto no diagnóstico do HIV, como o tratamento à mulheres gestantes e não gestantes que dão entrada no hospital. Além do manejo com sífilis adulto e congênita dentre outras coisas. Reunião com a Unidade Regional de Saúde para montar fluxograma para profilaxia de HIV em violência sexual e acidente ocupacional para os municípios de toda a regional.

Durante o mês de dezembro

Todas os postos de saúde terão palestras e rodas de conversa com as pessoas dos bairros; discutindo o HIV, formas de transmissão, prevenção e tratamento, estarão também fazendo teste rápido em todos os postos. A partir de segunda-feira, iniciando as decorações em alusão ao dezembro vermelho. E, algumas blitz educativa em vários pontos da cidade durante o mês: porta do Banco do Brasil, semáforo do mercado central, frente da Litorânea. Também serão feitas palestras em alguma instituições e empresas

Digital Influencer, Francisco Garcia, será garoto propaganda da Campanha no estado – Foto reprodução)

No Maranhão, de junho de 2014 a dezembro de 2017, foram registrados 826 novos casos neste público. Por isso, a juventude será o principal alvo da campanha Dezembro Vermelho 2019, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que será lançada neste domingo (1º), Dia Internacional da Luta contra a Aids), na Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite.

O Maranhão se informa aqui

Unibalsas premia melhores trabalhos de Pesquisa e Iniciação Científica

 

Conter o grande aumento do número de jovens que foram infectados nos últimos anos com HIV é a principal preocupação #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo