DestaquesVídeos

Unibalsas premia melhores trabalhos de Pesquisa e Iniciação Científica

A Unibalsas encerrou na noite desta sexta-feira (29), o Encontro Anual de Pesquisa e Iniciação Científica (ENAPIC 2019), com apresentações e premiações dos melhores trabalhos de pesquisa acadêmicos da Unibalsas, UFMA e UEMA. Foram 117 trabalhos apresentados em 3 dias de evento.

O ENAPIC tem como finalidade possibilitar a integração e a socialização das atividades de iniciação científica realizadas por professores e acadêmicos da Faculdade de Balsas, bem como por pesquisadores da região, a partir da divulgação dos resultados dos seus trabalhos de pesquisa, estimulando a produção científica e construção de novos conhecimentos.

O ENAPIC 2019 apresentou como novidade o concurso artístico cultural abordando a temática “Meio Ambiente e Cidadania”, objetivando proporcionar o debate e a pesquisa, bem como, fomentar o desenvolvimento de habilidades criativas e comunicativas dos participantes.

Foram premiadas os melhores trabalhos dos três eixos, que são: Seminário de Iniciação Científica: destinado à apresentação de trabalhos produzidos a partir de pesquisas de alunos, bolsistas de programas de iniciação científica.  Painel de Trabalhos Acadêmicos: destinado à apresentação dos resultados parciais produzidos a partir de pesquisas institucionais ou externas em andamento, desenvolvidas por professores, pesquisadores e acadêmicos da Unibalsas ou de outras instituições.

Mostra de trabalhos de conclusão de curso: destinado à apresentação dos melhores trabalhos de conclusão de curso produzidos pelos acadêmicos da Faculdade de Balsas que estão participando dos grupos de pesquisa vinculados aos TCC’s, bem como, de trabalhos de conclusão de curso.

Tivemos ainda a apresentação do livro: “A Pesquisa e a Iniciação Científica no Sul do Maranhão – Coleção dizeres Sulmaranhense”. Os autores desta obra são nossos acadêmicos, professores e pesquisadores de outras instituições parceiras.

Professor Fábio Pillatt, pós-doutorando em Educação, professor e diretor do núcleo de pesquisa, pós-graduação e extensão da Unibalsas, disse que o ENAPIC 2019 foi um sucesso, com excelentes trabalhos que buscam resolver questões da região. A formação de pesquisadores de várias instituições; foi um evento de muita produção cientifica, muito conhecimento e partilha de conhecimento.

Professora Maria Célia Dias de Castro, pós-doutora em Ecolinguística, representante da UEMA, destacou o trabalho que a Unibalsas vem fazendo, em uma parceria com as universidades públicas que é saudável e construtivo para a ciência e o desenvolvimento do Sul do Maranhão.

Também convidamos professora Giselia Brito dos Santos, doutora em letras e linguística, professora e pesquisadora da UFMA; vemos a integração das universidades de Balsas e a divulgação dos trabalhos produzidos na nossa região. O papel da universidade é produzir ciência e fazer extensão, favorecendo o povo e desenvolvendo a região.

Renan Honaiser, diretor geral da Unibalsas, destacou que vai a premiação para os trabalhos com menção honrosa para os melhores trabalhos, as bolsas que a Unibalsas disponibiliza para os pesquisadores e a segunda edição do livro “Coleção Saberes Sulmaranhenses” que será publicada com os trabalhos de pesquisas premiados no ENAPIC

O Maranhão se informa aqui

Estudante cai de ônibus escolar e morre em Formosa da Serra Negra/MA

Os trabalhos premiados no Encontro Anual de Pesquisa e Iniciação Científica serão publicados na segunda edição do livro “Coleção Saberes Sulmaranhenses” #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo