DestaquesPolítica

Indicadores de qualidade do ensino infantil em Balsas é apresentada em conferência – Selo Unicef

O município de Balsas realizou, na manhã desta terça-feira (29), a Conferência dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil – Selo UNICEF Município aprovado 2017-2020. O encontro ocorreu no auditório do Fórum de Balsas reunindo pais, professores, gestores e equipe da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego.

Os conferencistas formaram grupos representando as Escolas da Educação Infantil e responderam aos questionários do Programa Selo Unicief, sobre as condições de cada escola, avaliando alcance das metas de melhorias na qualidade do ensino infantil no município

A articuladora do Selo Unicef, Sebastiana Leda Arruda, destacou que o principal problema é contatar as crianças que vivem em situações de vulnerabilidade, pois as vezes tem que se trabalhar as famílias e muitos não aceitam participar das ações que são, na área da saúde, ação social, educação, cultura, esportes e lazer. “Os trabalhos já estão sendo realizados em cada secretaria no sentido de cumprir todas as metas estabelecidas’.

Jucilene Pinheiro, integrante da coordenação da Educação Infantil da SEMED, disse que foram apresentados as sete dimensões sobre o funcionamento das escolas: o que já tem? O que está funcionando? E, o que precisa melhorar, nas seguintes áreas: Proposta pedagógica da escola em processo de construção. O dia a dia, o que precisa ser implantado; a parte física da escola, as estruturas, os espaços, salas adequadas, atendimento especializado para crianças que necessitam desse atendimento. “As escolas infantis do município atendem crianças de 3 a 5 anos. E, o ponto positivo é o engajamento de professores e pais que contribuem para melhorias na qualidade do ensino e o município consegue atender toda a procura de vagas para essa faixa etária na zona urbana”, disse.

Selo Unicef é um reconhecimento internacional concedido aos municípios que alcançaram resultados significativos no esforço para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes. A certificação potencializa os direitos desse público, amplia e qualifica as políticas públicas e contribui para que sejam alcançados os objetivos do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido e da Agenda Criança Amazônia.

Por meio dessa iniciativa, governos, sociedade, empresas e organismos internacionais unem esforços para melhorar as condições de vida do público infanto juvenil.

O Maranhão se informa aqui

Balsas realiza I Fórum Selo Unicef com grupos de debates apesentando propostas  para melhorar índices

Operação Jamnapari II: PRF recupera 146 veículos roubados no Maranhão

Coordenadora destacou o engajamento de pais e professores na melhoria da qualidade do ensino infantil como ponto positivo apresentado na conferência #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo