Como parte das ações integradas do Governo do Estado na campanha estadual de combate a queimadas no Maranhão, Balsas sedia nesta quinta-feira, 26, o Dia D de Combate a Queimadas, com vasta programação. O evento é voltado principalmente para produtores e trabalhadores rurais, como forma de difundir tecnologias alternativas ao uso do fogo na agricultura, além de apresentar a legislação vigente para essa prática.
“Nesse período do ano o Maranhão sofre com as queimadas, e a agricultura familiar conseqüentemente é impactada. Estamos trabalhando para que o fogo não cause danos sérios ao meio ambiente e à saúde da população, principalmente rural, que em grandes áreas de campo viram foco de incêndios. Em Balsas daremos início à campanha da agricultura familiar sem queimadas e estamos otimistas que com esta ação teremos bons resultados para controlar as queimadas”, disse o secretário estadual de Agricultura Familiar, Júlio Mendonça.
Em agosto, o governador Flávio Dino assinou decreto n° 35.122, determinando a proibição do uso do fogo para a limpeza e manejo de áreas no estado do Maranhão. O dispositivo é baseado no artigo 225 da Constituição Federal, que garante o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado a todos. “Neste momento, o Sul do estado é uma das regiões que merece especial atenção na prevenção e combate a queimadas. Esperamos que tanto a população urbana quando quem está no campo nos ajude nessa grande campanha”, disse o deputado estadual licenciado e secretário de Desenvolvimento Social Márcio Honaiser.
A programação do evento prevê ainda instruções práticas do Corpo de Bombeiros e do Batalhão Ambiental sobre o tema. “Como se trata de um período crítico, nós estamos colocando essa operação, que visa combater o fogo, e também promover a orientação da população para redobrar os cuidados e minimizar os focos de incêndio”, explica o major José Lisboa, subchefe da quinta seção do CBMMA.
- O Maranhão se informa aqui
- Defensoria e Tribunal de Justiça promovem atendimentos itinerantes em Loreto
Confira abaixo a programação completa
O evento é voltado principalmente para produtores e trabalhadores rurais, como forma de difundir tecnologias alternativas ao uso do fogo na agricultura, além de apresentar a legislação vigente para essa prática. #OMaranhaoSeInformaAqui