DestaquesPolicial

Patrulha Maria da Penha inicia atividades com visita a Casa das Marias

O início oficial das atividades da Patrulha Maria da Penha em Balsas ocorreu nesta quarta-feira (28) com uma visita para conhecer o trabalho realizado no Projeto Social Casa das Maria, ONG que acolhe mulheres vítimas de violência.

A coronel Augusta Andrade conheceu todo o projeto, conversou com voluntárias que trabalham na instituição, conversou com mulheres atendidas, viu as estatísticas de atendimento da ONG: Em 2018 foram atendidas 389 mulheres vítimas de violência e até meados de agosto de 2019 o número chegou a 265 atendimentos. A casa contabiliza 109 acompanhamentos; com atendimentos terapeutas, atendimento médico, jurídico, escuta e outras. E tem 156 mulheres aguardando uma vaga para ser atendida.

“Essa é a primeira missão oficial da patrulha Maria da Penha em Balsas, conhecer o funcionamento da Casa das Marias, que será a grande parceira da patrulha. Conhecia o projeto apenas de nome, hoje vi o excepcional trabalho prestado aqui no acolhimento das mulheres vítimas de violência e aqui observei que essas mulheres vão se ver como seres humanos. Temos também a parceria com o Ministério Público e com o poder Judiciário para que o nosso trabalho tenha um desfeche final positivo. O que mata mulheres hoje é o silêncio, quando ela não fala, ela vai ficar sozinha, não pede ajuda e acaba sendo vítima dos agressores”, destacou a coronel Augusta Andrade.

A patrulha que inicialmente é composta por 9 policiais terá apoio de outros grupamentos como Rádio Patrulha e Esquadrão Águia quando se fizer necessário.

“Encerramos a parte de capacitação dos policiais que vão atuar na Patrulha Maria da Penha e junto com a coronel Augusta, estamos realizando a primeira ação na cidade que é a visita oficial ao Projeto Social Casa das Marias. Também visitamos o Judiciário a II Vara, que trata das questões relacionadas a violência e o Ministério Público que será importante na rede de apoio as mulheres vítimas de violência”, ressaltou o major Gilberto Brito Coelho, comandante do 4º BPM

O vice-presidente da Câmara, vereador Sgto Lusivaldo Lira que participa ativamente do projeto destacou a visita da coronel Augusta Andrade. “A Casa das Marias é uma referência na região no acolhimento a mulheres vítimas de violência e que será uma forte aliada da Patrulha Maria da Penha. E a vista da coronel é um marco para essa parceria que com certeza vai contribuir para mudar essa realidade contra as mulheres que precisam desse apoio”.

Rosângela Galvão, diretora da Casa das Marias, enalteceu a visita da Coronel Augusta, disse que participou da capacitação feita aos policiais que atuarão na Patrulha Maria da Penha. “Será um grande avanço para que muitas mulheres hoje vítimas quebrem o ciclo da violência. É um trabalho bem feito que vai encorajar as mulheres a tomar sua decisão e poder viver de forma mais digna na sociedade”.  

O Maranhão se informa aqui

PM age rápido e apreende dois menores suspeitos de matar trabalhador em Balsas

PM destaca Patrulha Maria da Penha na Câmara de Vereadores de Balsas

A Patrulha Maria da Penha será formada inicialmente por 9 policiais e fará parte de uma rede com a Casa das Marias, o Ministério Público e o Judiciário. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo