ColunasDestaques

Bispo de Balsas alerta sobre a responsabilidade de cada cidadão no combate as queimadas

Dom Enemésio Angelo Lazzarís, bispo da Diocese de Balsas, em entrevista concedida a radialista Eanes Silva, Programa Radar 91, da Rádio Boa Noticias FM, tratou da questão das queimadas e a responsabilidade individual de cada cidadão(ã) no combate a esse problema que muitas vezes é cultural no cotidiano das pessoas desta região do cerrado brasileiro.

Nossa casa e as queimadas

A questão das queimadas é muito preocupante na nossa região nesse período crítico que corresponde aos meses de julho, agosto e setembro. O apelo está mais do que claro é o cuidado com a casa que é nossa. A casa não é dos outros. A terra é a nossa casa; as plantas, os animais, as aguas tudo é nosso. Fazem parte do equilíbrio da nossa casa. Precisamos ter uma relação de atenção e cuidado com a criação e as criaturas que todas merecem atenção e se não cuidarmos do nosso planeta. Caso contrário vamos pagar um alto preço pela nossa irresponsabilidade.

A responsabilidade de cada cidadão

Somos irresponsáveis, quando passamos pelas estradas e jogamos uma ponta de cigarro que cai sobre o capim, iniciando um foco de incêndio. Os proprietários precisam ter atenção com os aceiros. E, nesse sentido eu apelo para que não somente se façam aceiros ao longo das pastagens, onde estão os rebanhos de gado, ovelhas; ou ao longo das plantações de soja, milho e outros grãos. Outros protegem suas terras queimando a área entre a estrada e a cerca da propriedade. Protegemos as pastagens com aceiros e cobertura com palhada das áreas de cultivo agrícola é preciso fazer aceiros para evitar fogo no nosso cerrado, nas nossas matas. É preciso proteger todo o nosso ecossistema e evitar as queimadas.

Dom Enemésio Angelo Lazzaris (Foto reprodução das redes sociais)

Mensagem do Papa Francisco

A concepção que vem do Papa Francisco na encíclica publicada em 18 junho de 2015, que se chama “Loudato si, Louvado seja” que trata da ecologia integral que significa o ser humano relacionado com as demais criaturas. Não basta a ecologia ser humano tendo ou o meio ambiente é preciso que se nós humanos nos adequemos ao meio ambiente e este propicio a vida. Então precisamos mudar essa cultura de colocar fogo em tudo. As pessoas quando fazem a limpeza do seu quintal, da frente de sua casa, juntam as folhas e galhos e ateiam fogo, parece até que a gente gosta de ver fogo queimando, ver fumaça. Capinar um terreno, deixar limpinho e queimar o mato, fica bonitinho, mas o terreno fica sem adubo, sem proteção nenhuma, eu apelo para que possamos evitar as queimadas.

O Maranhão se informa aqui

Eleições para o Conselho Tutelar de Balsas terá urnas eletrônicas  

Dom Enemésio destacou a ecologia integral; o meio ambiente integrando o ser humano e todas as criaturas se adequando a um modelo propicio a vida. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo