AgronegócioDestaques

Semana Nacional do Campo Limpo inicia em sessão da Câmara de Vereadores de Balsas

A programação de comemorações da Semana Nacional do Campo Limpo teve início na noite desta segunda-feira, 12 de agosto na sessão da Câmara de Vereadores de Balsas, com a participação de Jorge Wilson Pereira, gestor operacional da Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas de Balsas – ARIAB, instituição que coordena a Central de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos em Balsas e região.

O dia nacional do Campo Limpo é comemorado em 18 de agosto, data da promulgação da lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Nesse período ARIAB realiza uma programação visando a conscientização com visitas técnicas as escolas, palestras, fazemos notório a toda a comunidade o trabalho da logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos.

Jorge Wilson Pereira, gestor comercial da Ariab (Foto Julimar Queiroz)

“Entendendo que nossa região é um polo agrícola com mais de 500 mil hectares de cultivo, onde atendemos o Sul do Maranhão, partes do estado do Piauí e Tocantins. Essa semana é de conscientização com relação ao campo limpo, sendo que atualmente 94% de todas as embalagens de insumos agrícolas vendidos na região retornam em logística reversa e os 6% estão nas distribuidoras, estoques de revendedoras e armazenadas nas fazendas. Entendemos que não tem nada descartado no meio ambiente, visto que existe uma imposição legal aos agricultores que são fiscalizados pela AGED”, ressaltou Jorge Wilson Pereira.

Programação da Semana Nacional do Campo Limpo

  • Terça-feira, palestra no Centro de Ensino Pe. Fábio Bertagnolli – Balsas
  • Quarta-feira, reunião com estudantes do IFMA – Mangabeiras para uma visita técnica com a produtor (Fazenda Paranaíba)
  • Quinta-feira pela manhã, palestra com os alunos de Agronomia da UEMA e a noite palestra com os acadêmicos do Agronegócio e Gestão Comercial da Unibalsas.
  • Sexta-feira, portas abertas para a comunidade, teremos os alunos da escola do povoado Angelim, autoridades e população em geral.

O presidente da Câmara, vereador Moisés Coelho enalteceu o trabalho realizado pela ARIAB. “Sem dúvida nenhuma a consciência ambiental dos nossos agricultores é muito importante para que uma região produtora, cuja base de sua economia é agricultura possa se desenvolver com sustentabilidade. E, a Câmara de Vereadores como a casa do povo apoia esse belíssimo trabalho realizado pela ARIAB”

Em torno de 750 toneladas de embalagens são recolhidos por ano pela ARIAB – uma instituição associada ao Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV). A entrega das embalagens conforme a lei o agricultor devolve a central que representa as revendas da região.

O Maranhão se informa aqui

Jovem envolvido no mundo crime é morto a tiros em Balsas

Ariab comemora dia “D” do Campo Limpo com portas abertas, em Balsas

Sexta-feira dia 16 ARIAB comemora o dia “D” do Campo Limpo com portas abertas #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo