AgronegócioDestaquesMeio Ambiente

Ariab comemora dia “D” do Campo Limpo com portas abertas, em Balsas

O momento Portas Abertas tem objetivo de aproximar a comunidade da instituição.

Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas de Balsas (ARIAB) realizou, na manhã de sexta-feira (17), as comemorações do dia “D” da Semana Nacional do Campo Limpo em sua sede, com o momento denominado “Portas Abertas”, cujo objetivo é aproximar a comunidade da instituição.

Alunos dos cursos de Meio Ambiente e Agronegócio do IFMA – Campus São Raimundo das Mangabeiras, autoridades e população em geral participaram de palestras e conheceram a CENTRAL DE RECOLHIMENTO DE EMBALAGENS. “Estamos mostrando o trabalho operacional que é feito com as embalagens vazias, explicando para as pessoas que aqui não é um lixão e sim uma indústria que trabalha na logística reversa dessas embalagens usadas pelos produtores nas lavouras”, destacou Jorge Wilson Perreira, gestor operacional da ARIAB.

O Maranhão recolhe cerca de 1.000 toneladas de embalagens vazias por ano nas três centrais de recolhimento de embalagens vazias, localizadas em Alto Parnaíba, Balsas e Imperatriz e no posto de coleta na cidade de Anapurus, região produtora de Chapadinha. Cerca de 700 toneladas são recolhidas na central de Balsas.

Eugênio Pires, fiscal estadual agropecuário da AGED, fez a primeira palestra, abordando o histórico do trabalho de fiscalização da AGED com relação a logística reversa das embalagens vazias, mostrando as realidades de várias fazendas antes e depois da fiscalização e o que mudou ao longo dos anos.

Em sua palestra, Jorge Wilson Pereira explicou que a “ARIAB é formada por sócios patrimoniais e sócios contribuintes, sendo associada ao Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (IMPEV) e tem como principal função a recepção de embalagens vazias para atendimentos dos clientes das revendas”.

Quanto ao recolhimento e destino de embalagens vazias “por imposição legal, o agricultor é obrigado a fazer a devolução das embalagens vazias ou com sobras de produtos na central de recolhimento. Ele é orientado a realizar a tríplice lavagem das embalagens vazias e encaminhar com as respectivas tampas a unidade de recebimento no prazo de um ano a partir da data de compra do produto. Esta é a parte destinada para a reciclagem. As embalagens contaminadas ou com restos de produtos são acondicionadas e depois são incineradas. As centrais não vendem as embalagens, pois são prestadoras de serviços do IMPEV, que faz o trabalho de reciclagem e repassa o valor para as centrais”.

O recebimento itinerante “é um trabalho volante, onde a central destaca uma equipe para ir até as comunidade em local demarcado: uma praça, um galpão, onde os pequenos produtores levam as embalagens. É permitido recolher até 300 embalagens por produtor. O objetivo é pegar aquelas embalagens de pequenos agricultores que compram em pequenas quantidades”.

O trabalho da ARIAB, em Balsas, “está há 15 anos na cidade, mas é pouco conhecido. Ações, como a Semana Nacional do Campo Limpo, leva à comunidade o conhecimento, que é uma instituição parceira e junto com os agentes fiscalizadores realizam trabalhos agregados ao meio ambiente e ao ramo autossustentável”.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, de Balsas, Rui Arruda faz a doação de 11 mudas de Ipê para alunos do IFMA, que farão arborização no Campus e anunciou uma atividade de arborização com alunos da rede municipal de ensino na área do conjunto residencial Emerson Santos, que vai fechar as programações da Semana Nacional do Campo Limpo, em Balsas.

(Foto: Emanuel Lemos)
Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo