ManchetePolítica

Gestores do Bolsa Família participam de oficina para inclusão de famílias na tarifa social de energia elétrica

Gestores do Programa Bolsa Família e técnicos do Cadastro Único (CadÚnico) dos municípios da regional de Balsas participaram, nesta terça-feira (06), na cidade de Balsas/MA, de Oficinas Técnicas sobre a campanha tarifa social de energia elétrica, promovida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Coordenação do CADÚNICO e Programa Bolsa Família.

Segundo, Hugo Portela, da Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família e Cadastro único da SEDES, há no Estado do Maranhão cerca de 1 milhão de pessoas com o perfil do programa que dá descontos nas contas de energia elétrica e que muitos não estão cadastrados ou não atualizaram seus cadastros que deve acontecer a cada dois anos.

“Reunimos aqui gestores e técnicos do programa nos municípios para tratarmos do Programa do Governo Federal que é a tarifa social de energia elétrica. Objetivo é elevarmos o número de cadastro de famílias que tem o potencial para ser beneficiárias a ter acesso ao direito. A nossa instrução para os municípios é que busquem essas famílias que estão desatualizadas há mais de dois anos para voltarem a participar do programa e também para que seja feito a busca ativa das famílias que tem direito ao benefício e que estão fora do programa tarifa social” destacou.

Geysiamara Silva de França, coordenadora do Programa Bolsa Família em Balsas destacou que no município de Balsas há um número muito grande de pessoas com o perfil para o programa que não estão cadastrados, ou estão com seus dados desatualizadas. “Estamos nos reunindo para o treinamento de como fazer essa busca ativa. O Cadastro Único à base de dados que a CEMAR utiliza. Vamos trabalhar com as equipes da Assistência Social para realizar as buscas com possiblidades de em alguns municípios ser utilizados os Agentes Comunitários de Saúde”.

O cadastro é atualizado a cada dois anos onde é informado, endereço, renda da família e outros e funciona como uma porta para as famílias acessarem as diversas politicas públicas. As famílias desatualizado pode perder vários direitos, como ao desconto na tarifa de energia elétrica que que vai de 10 a 65% de desconto, dependendo muito do consumo dessa família.

O Maranhão se informa aqui

Com consulta e armação grátis mutirão da visão em Balsas entrega cerca de 500 óculos  

Dependendo do consumo a família pode ter de 10 a 65% de desconto na tarifa de energia elétrica. Quem não atualizar o cadastro perde todos os benefícios sociais. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo