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Rodovias, Ferrovia e Hidrovias: pautas do senador Roberto Rocha para desenvolver o Maranhão

O senador Roberto Rocha em férias com a família na cidade de Balsas, terra natal de sua família concedeu entrevista coletiva a imprensa local, onde defendeu pautas de obras estruturantes para desenvolver a região e o estado do Maranhão.

Venho revigorar minhas forças nas águas do Rio Balsas, para seguir a caminhada de buscar ajudar o meu estado do Maranhão, o meu Brasil e em especial essa região de Balsas, que está distante da capital e tem o maior potencial econômico ainda a ser explorado”, disse o senador.

Confira os principais pontos da entrevista:

Anel da Soja, federalização da MA 006 e hidrovia nos rios Parnaíba e Balsas

Para construir o anel da soja o governo do estado conseguiu aprovar um empréstimo de R$ 4 bilhões financiado pelo BNDES; mas até agora a obra não foi feita. Essa é uma obra de infraestrutura rodoviária fundamental para alavancar a economia do sul do Maranhão que é quem salva a economia do estado com a produção de grãos. Há 40 anos atrás o governador Luís Rocha iniciou a criação das condições para que essa região se transformasse no que ela é hoje, com estradas, energia elétrica, aeroporto. Atraindo os imigrantes do sul do pais que trouxeram agricultura mecanizada produzindo grãos. E hoje esse agricultura está subindo rumo ao norte do Maranhão; já temos soja em Chapadinha, Brejo, Anapurus, Aldeias Altas, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas e outros municípios.

Federalização da MA 006. Nosso desejo é que se tenha uma rodovia federal que ligue essa região do Matopiba (Tocantins, sul do Piauí, sul do Maranhão) ao Porto do Itaqui. Acho injusto as rodovias dos estados do Matopiba serem federais e a nossa não. Agora vamos construir a ponte sobre o Rio Parnaíba ligando Santa Filomena (PI) a Alto Parnaíba (MA). A rodovia até a ponte é federal mas quando entra no Maranhão é estadual. Ai você carrega a soja acabando com a estrada e o estado não recebe nem o ICMS.  Estamos discutindo com o ministro Tarcísio uma solução para esse problema. Estamos discutindo a ferrovia e uma hidrovia, cujo projeto de Estudo de Viabilidade Econômica Técnica e Ambiental (AVTEA) já está pronto e vai atender a região do Matopiba, através do Rio Parnaíba, saindo de Alto Parnaíba e Tasso Fragoso, Uruçui e ramal pelo fluente que é Rio Balsas saindo da cidade de Balsas e descendo em barcaças carregada de grãos até Teresina, onde faremos uma conexão ligando com a Rio Itapecuru até o Porto do Itaqui.

Ferrovia de Balsas até Estreito

Será um braço ferroviário da Ferrovia Norte Sul, com mais de 200 Km. Já fizemos o – EVTEA e o projeto está no Ministério da Infraestrutura. Esta conexão reforçará a estratégia de diminuir a distância entre a produção nacional e o mercado externo, providência esta fundamental para viabilizar um possível processo de concessão desta ferrovia. Balsas terá rodovia, ferrovia, aeroporto e hidrovia. O que vai permitir que a região se desenvolva mais rapidamente,

O Maranhão se informa aqui

Obras de urbanização da beira rio em Balsas é vistoriada por senador e prefeito.
Vista aérea de Balsas

O pais vive uma grande expectativa de crescimento e o governo federal fará essas obras estruturantes para desenvolver a região e estado. #OMaranhaoSeInformaAqui

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