DestaquesPolítica

Municípios participam de encontro para implantação e adesão ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional em Balsas

Representantes dos municípios do Sul do Maranhão participam do encontro de mobilização e sensibilização para a implantação e adesão ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) que teve início nesta terça-feira, 23 e terá continuidade na quarta-feira (24) em Balsas/MA.

O evento realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) destinado aos 27 municípios da região que não possuem os marcos legais e ainda não cumpriram os requisitos exigidos para estruturação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e tem como objetivo sensibilizar gestores, técnicos e lideranças locais, para a implantação e adesão ao Sisan; um sistema público de gestão intersetorial e participativa, que reúne diversos setores de governo e da sociedade civil com o propósito de promover programas e ações que garantam o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

O Maranhão possui atualmente 51 municípios adesos e 27 em processo de adesão e a meta é alcançar os 217 municípios do estado.

Maria da Conceição de Almeida Ferreira, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (CONSEA) destacou que o Maranhão vem ao longo de 16 anos, tentando sensibilizar todos os municípios a aderir e implantar o sistema de segurança alimentar no sentido de garantir os direitos à alimentação adequada aos seus munícipes, sobretudo aos que estão em estado de insegurança alimentar e vulnerabilidade social.

“O evento faz uma abordagem do que é o sistema, para que todos conheçam seu funcionamento, entendam todo o processo e sejam sensibilizados a criar o sistema em cada município garantindo o acesso da população a alimentação adequada, ao abastecimento de agua para o consumo humano e para a produção de alimentos. Garantir que o pequeno agricultor venda sua produção para os programas com preço justo, melhorando as estradas para escoar a produção. Tudo que está relacionado a segurança alimentar” ressaltou.

Sobre os benefícios da adesão ao sistema, disse: “ao aderir ao sistema o município fica pontuado e quando abre um edital está apto para entrar no programa, para receber recursos equipamentos, pois o CONSEA é o órgão que dá validade ao ingresso do município nos programas”.

Objetivo é que os municípios se sensibilizem para adesão e que já possam agendar a conferência municipal para criação do conselho municipal com a garantia de todo apoio necessário por parte do CONSEA.

A mobilização em Balsas é a sexta que é realizada no estado, restando uma a ser feita em São Luís com os municípios que ainda não aderiram aos sistema. Até por volta de meio deia de terça feira, 53 participantes de 10 municípios da região: Balsas, Amarante, São Félix de Balsas, Riachão, Nova Colinas, São dos Patos Carolina, Loreto, Sambaíba e Benedito Leite haviam sido inscritos.

O Maranhão se informa aqui

Banhistas aprovam obras de urbanização da beira rio em Balsas

Sistema público de gestão intersetorial e participativa, que reúne diversos setores de governo e da sociedade civil com o propósito de promover programas e ações que garantam o Direito Humano à Alimentação Adequada. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo