AgronegócioManchete

Programa jovem aprendiz abre inscrições para o setor agrícola, em Balsas

Os interessados para o curso Mecanização Agrícola - Produção de Soja e Milho podem procurar a empresa Agrinvest ou o Sindbalsas.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do Maranhão e o Sindicato dos Produtores Rurais de Balsas (Sindibalsas), em parceria com empresas do setor, estão organizando a formação de turmas do Programa Jovem Aprendiz.

A empresa Agrinvest abriu inscrições para o curso de Mecanização Agrícola – Produção de Soja e Milho com 20 vagas disponíveis para jovens de Balsas e região. A previsão para início do curso é 1º de junho de 2019.

A coordenadora da área de promoção social do SENAR, Iolanda Gomes de Oliveira Batista, destacou que as empresas Agrinvest Brasil e Agronoma estão cumprindo a determinação da Secretaria do Trabalho e vão ofertar formação a jovens dentro da sua própria cultura, o que vai facilitar a entrada no mercado de trabalho. “As seleções são feitas pelas empresas parceiras, que divulgam o período das mesmas. Os jovens devem ficar atentos para participarem. Os cursos podem começar em qualquer período do ano, basta que sejam feitas parcerias e haja turmas com, no mínimo, 15 jovens”.

Segundo Luíz Figueiredo, superintendente do SENAR, a Lei 10.097/2000, que estabelece o programa Jovem Aprendiz, deve ser cumprida pelas empresas. Dependendo do número de funcionários, são oferecidas vagas para a determinação. As empresas rurais que são contribuintes do Senar procuram o mesmo, que organiza o curso de acordo com a aptidão da empresa e com as suas necessidades para atender a formação de mão de obra para si e para o mercado. Duas ou mais empresas da mesmo atividade podem se reunir para formar turmas do programa.

O Senar é responsável pelos instrutores que ministram as aulas e o apoio logístico é realizado pelo Sindicato, que é ligado à federação de agricultura e ao Senar e é o capitaneador dessas ações na sua área de atuação.

“Quando a empresa seleciona o jovem, é assinado um contrato e o Senar é signatário do contrato como treinador da mão de obra”, ressaltou Figueiredo.

Os interessados para o curso de Mecanização Agrícola – Produção de Soja e Milho podem procurar o Senar da cidades Balsas, ou entrar em contato através do e-mail: jean.viana@agrinvestbrasil.com.br, ou os telefones: 16 99109-1703 e 99 3541-7952.

No último dia 18 de março, aconteceu a certificação dos cursos de Auxiliar Administrativo e Financeiro de Empresas Rurais e Trabalhador na Avicultura, ambos do programa Jovem Aprendiz, polo Balsas, realizado em parceria com a SLC Agrícola e Notaro Alimento.

O Maranhão se informa aqui

Deputado Márcio Honaiser parabeniza Loreto por seus 81 anos

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo