DestaquesPolíticaSem categoria

101 anos de Balsas: Inaugurado posto de saúde no Residencial Veneza

UBS atenderá cerca de 4 mil pessoas nas áreas de consultas médicas e tratamento odontológico.

Na manhã desta sexta-feira, 22 de março, data em que a cidade de Balsas comemora 101 anos de emancipação político-administrativa, a prefeitura municipal inaugurou a Unidade Básica de Saúde no Residencial Veneza, conjunto habitacional do Programa Minha Casa, Minha vida.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Luís Flávio, a estrutura física da UBS segue um padrão pré-estabelecido pelo Ministério da Saúde, com salas para farmácia, consultórios médico e odontológico, enfermagem, de expurgo, esterilização, curativo, vacinação e outras. Ao todo, são 15 cômodos.

A obra construída com recursos próprios foi orçada, inicialmente, em R$ 500 mil, mas o preço final gira em torno de R$ 350 mil. O posto, que já funciona provisoriamente em uma casa cedida a prefeitura no bairro, aguarda a chegada e instalação da mobília, que já foi comprada, para que o mesmo comece a funcionar com uma equipe do Programa Saúde da Família (PSF) que atenderá cerca de 4 mil pessoas.

Nos residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida, se tinha a população desassistida pelo poder público. Sem postos de saúde, escola e nem mesmo agentes comunitários (ACS), os moradores tinham de recorrer a outros bairros para serem atendidos.

“A Saúde do município de Balsas, hoje, melhora em todos os setores. Participamos das inaugurações, mas o mais importante é o trabalho feito no dia a dia, a qualidade no atendimento e a melhoria nos indicadores. Em 2016, Balsas tinha epidemia de chikungunya, dengue, zika vírus, e mortalidade materna e infantil mais alta no estado. Nos últimos dois anos, esses números foram praticamente zerados. Temos ambulâncias novas, equipe treinada e, em todos os aspectos da saúde, avançamos, inclusive na vigilância sanitária, que está equipada e treinada e exercendo a fiscalização com independência e autonomia”, destacou Luís Flávio.

O UBS recebeu o nome de Dr. José Euvaldo Neiva Rego, médico que atuou por 35 anos em Balsas. A família esteve presente à solenidade de inauguração para receber a homenagem.

O Maranhão se informa aqui

Clima e logística preocupam agricultores na abertura oficial da colheita da soja

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo