DestaquesPolicial

Caminhoneiro é detido pela PRF com arrebite

Na manha desta terça-feira de carnaval (5), às 06h45, no Km 543 da BR 316, município de Caxias/MA, policiais rodoviários federais realizavam abordagens quando deram ordem de parada a um homem de 41 anos que conduzia o caminhão VW/24.280, cor branca, com placas do estado de Pernambuco. O veículo estava carregado com 18 toneladas de banana provenientes de Santa Maria da Boa Vista/PE e tinha como destino a cidade de Belém/PA. Ao entrevistar o motorista, os policiais perceberam que havia algo de errado e resolveram fazer uma busca pessoal e no veículo. Foram encontrados no interior da cabine do caminhão 16 comprimidos de Nobésio Extra-Forte e outra cartela com 05 comprimidos já consumidos. Essa anfetamina é popularmente conhecida como “ARREBITE” e é utilizada pelos motoristas como inibidor de sono, de forma a prolongar o tempo acordado e poder dirigir por longas distâncias.

ARREBITE é utilizado como inibidor de sono, de forma a prolongar o tempo acordado. (Foto: PRF)

Foi verificado pelos policiais que o motorista estava dirigindo há mais de 13h seguidas sem paradas maiores que 30 minutos.

Indagado sobre a presença da anfetamina no interior do caminhão, o motorista informou que faz esse transporte de bananas do Pernambuco para Belém e devido ao “horário” ser apertado para percorrer a rota, faz uso da substância para dirigir o máximo de tempo possível sem paradas, que faz uso há mais de 08 anos dessa substância, mesmo sabendo dos males que ela causa no organismo. Informou também que adquiriu a cartela com 15 comprimidos ao preço de R$ 35,00 em um Posto de Combustíveis.

A conduta, em tese, constitui o crime de consumo, porte de drogas (Lei 11.343/06) – Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar.

Diante do exposto foi lavrado o Termo Circunstaciado de Ocorrência pela PRF para a adoção das medidas cabíveis.

O Maranhão se informa aqui

Incêndio, tombamento e carga derramada em colisão na BR 230/MA

Fonte: PRF

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo