DestaquesSaúdeVídeos

Janeiro Roxo: campanha de combate a hanseníase tem início em Balsas

O município de Balsas está entre as cidades mais hiperendêmicas do Estado em casos de hanseníase.

Um evento realizado no auditório da UFMA, em Balsas, deu início a campanha de combate a hanseníase, o Janeiro Roxo, e reuniu diversos profissionais da saúde que receberam orientações de como atender a comunidade.

Conforme Eliana Maria, coordenadora do programa, o município de Balsas está entre as cidades mais hiperendêmicas do Estado em casos de hanseníase. A doença, que é infectocontagiosa, pode ser controlada através do diagnóstico precoce: exame e investigação de qualquer mancha na pele independente da coloração. “Iniciamos com a base da atenção primária da saúde, os Agentes Comunitários de Saúde e Endemias e outros profissionais das UBSs, para que tenham um olhar para essas lesões no ato da visita domiciliar”, afirmou Eliana.

O Brasil é o segundo país com mais casos de hanseníase em todo o mundo. Logo, o Janeiro Roxo é uma campanha importante para que a população compareça aos postos de saúde para fazer os exames. “Esse mês de prevenção está chamando as pessoas para conhecer mais, verificar que a hanseníase tem tratamento e é gratuito. Nossas unidades estão abertas para atender durante esse mês com intensificação”, disse Camila Aguiar, coordenadora de vigilância epidemiológica, que lembrou que a hanseníase pode ser transmitida de pessoa para pessoa através de contato íntimo. “A partir da primeira dose do tratamento, não ocorre mais transmissão”, concluiu a coordenadora.

28 de janeiro é o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase (Janeiro Roxo). A data é celebrada sempre no último domingo de janeiro e reforça o compromisso em controlar a hanseníase, promover o diagnóstico e o tratamento corretos, difundir informações e desfazer o preconceito.

Assista matéria completa exibida no Jornal da Capital – TV Capital, Canal 8, afiliada à REDE TV – apresentada por Diego Costa.

O Maranhão se informa aqui

IFMA divulga resultado do Seletivo 2019

Com informações de SBD

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo