ColunasDestaquesFestas e EventosMeio Ambiente

Livro fruto de um projeto de pesquisa na Cachoeira do Macapá é lançado na UFMA – Balsas

Cachoeira do Macapá fica a 45 km de Balsas e tem uma queda d’agua com 65 metros de altura, sendo uma das mais altas do nordeste.

O livro “Cachoeira do Macapá e suas identidades: situação atual e estratégias de conservação” foi lançado nesta sexta-feira, 30 de novembro, no auditório da UFMA, Campus Balsas, fruto do trabalho de pesquisa realizado pelo Grupo de Pesquisa em Unidades de Conservação do Sul do Maranhão (Gepesulma), dos cursos de Engenharia Ambiental e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT)

A festa de lançamento contou com a presença de várias autoridades, membros da Associação em Defesa da Cachoeira do Macapá e seus afluentes (ADCMA) e autores dos 11 capítulos que formam o livro, que teve a cooperação de professores, discentes e membros da ADCMA.

A idealizadora do projeto, professora Débora Batista Pinheiro Sousa, destacou que a UFMA, em parceria com a ADCMA, realiza um sonho: a divulgação das belezas naturais do sul do Maranhão, especialmente a Cachoeira do Macapá. Suas identidades sociais e culturais estão retratadas nesse livro.

“O conteúdo do livro conta desde a história da ADCMA até a gestão dos recursos hídricos, desenvolvimento do turismo local e trabalhos de educação ambiental que foram realizados na região. Para os autores e a UFMA é um momento histórico que mostra a sociedade de Balsas o resultado das pesquisas que duraram 1 ano e 6 meses. Com certeza, esses dados vão subsidiar a gestão local em relação a proteção da Cachoeira do Macapá. É um momento de alegria para todos nós, que estamos gratos pelos trabalhos realizados pela UFMA Campus Balsas”, disse a professora Débora.

João Carlos Coelho Cardoso, presidente da ADCMA, em discurso, parabenizou a equipe da UFMA liderada pela professora Débora. “Eles chegaram a Cachoeira do Macapá e levaram conhecimento, orientações, apoio e nos assessoraram nessa luta pela preservação da mesma. Este livro vem coroar um trabalho e vai ajudar na divulgação da cachoeira para que as pessoas conheçam esse pedaço do Maranhão e possam não apenas apreciar, mas também defender. A associação está muito feliz por este livro ser lançado e quero convidar a população de Balsas para conhecer e fazer parte dessa luta de conservação para que nossos filhos e netos também tenham o direito de usufruir dessa beleza”.

O Secretário de Cultura e Turismo, Clério Nasicmento, disse esse é um momento muito rico para o sul do Maranhão. “Podermos ver uma vanguarda intelectual, dinâmica e científica que se expande para além dos muros da faculdade. A publicação desse livro trata muito mais do que da Cachoeira do Macapá, mas das questões sociais do homem que vive na região. É um alento para essa luta de preservação”, destacou.

A UFMA também realizou um trabalho detalhado sobre os limites entre os municípios de Balsas e Fortaleza dos Nogueiras e demarcou que a linha divisória entre os municípios passa a uns 600 ou 700 metros depois da Cachoeira do Macapá, que fica a 45 km da cidade de Balsas e tem uma queda d’água com 65 metros de altura, sendo uma das mais altas do nordeste.

Todas as pesquisas que deram fruto ao livro foram realizadas na cachoeira do Macapá, localizada na zona rural do município de Balsas, e que possui a maior queda d’água do estado do Maranhão. Além dos aspectos ambientais e estéticos, a região possui comunidades tradicionais que apresentam grande valor social, cultural, tradicional e econômico para a região

Em períodos de chuva são formadas três quedas d’água, no entanto, no período de seca, apenas duas, devido a redução do volume de água nos rios Mosquito e Macapá que formam a cachoeira.

O Maranhão se informa aqui

Unibalsas comemora recorde em apresentação de trabalhos científicos na ENAPIC 2018

Prefeito de Balsas inaugura poço artesiano e assina OS para perfuração de outro poço

Professora Débora (ao fundo) com os livros expostos (a frente). Foto: Emanuel Lemos

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo