CulturaDestaquesEducação

Alunos apresentam projeto de conscientização: Juntos Fazemos a Diferença no Trânsito

O objetivo dos trabalhos foi levar a necessidade de todos fazerem sua parte no trânsito, sejam pedestres, ciclistas, motociclistas ou motoristas.

Alunos do 9º ano da Escola Municipal Elias Alfredo Cury apresentaram, na manhã desta sexta-feira (09), um projeto de conscientização: “Juntos Fazemos a Diferença no Trânsito”.

Diretora Raimunda, equipe da Conscientização e profª Marinalva Pinheiro. (Foto: Emanuel Lemos)

“A turma foi dividida em quatro grupos abordando os seguintes temas: conscientização, trânsito na vida real, placas de regulamentação e advertência e jogos lúdicos. As apresentações foram feitas com objetivo de levar a conscientização de como os alunos devem agir quando estiverem no trânsito. Cada uma das equipes está apresentando para os colegas, que serão multiplicadores desse tema. A ideia de criar o projeto foi devida a grande quantidade de acidentes com jovens, principalmente, envolvendo motocicletas. E, na realidade local de Balsas, existe uma grande falta de conscientização; o não uso do capacete, desobediência às leis de trânsito ocasionam acidentes com sequelas e mortes”, destacou a professora Marinalva Pinheiro, coordenadora do projeto.

Segundo Camila Lopes, integrante da equipe de Conscientização, para realizar esse projeto, o grupo contou com apoio do Detran. “Foi um trabalho importante porque estudamos profundamente o trânsito, que é um tema que precisa da atenção de todas as pessoas, inclusive das crianças que, assim como todos nós, também são o trânsito. Em nossa apresentação, falamos da importância de como devemos nos portar no trânsito, obedecendo às leis, usando os equipamentos de segurança, evitando o consumo de bebida alcoólica e prestando atenção. Na escola, a gente vê muitas crianças atravessando a rua sem olhar para os lados e isso pode causar acidentes. O nosso projeto tem objetivo de alertar nossos colegas, para que possam passar aos pais o que aprenderam aqui”.

Sobre a conscientização, a aluna Ellen Raquel explicou que “é preciso entender que, ao sair na rua, cada ser humano representa uma parte do trânsito e tem que seguir as regras que organizam o fluxo de pessoas e veículos. Essa responsabilidade de todos é muito incentivada por campanhas educativas e projetos como este desenvolvido pela escola. Uma das campanhas mais conhecidas no país é o Maio Amarelo, que tem como símbolo um laço amarelo representando a necessidade de atenção ao problema. Essas campanhas têm por objetivo mostrar que é preciso e possível ser um cidadão responsável, consciente no trânsito se todos colaborarem. Para isso, há atitudes simples e indispensáveis que devem ser adotadas, como: parar no sinal vermelho; sinalizar antes de realizar qualquer manobra; não usar celular ao dirigir; dar a preferência para ambulâncias; olhar para os lados ao atravessar; parar na faixa de pedestre; ligar o pisca alerta e usar o triângulo caso ocorra problemas no veículo e outros”.

O projeto “Juntos fazemos a diferença no trânsito” propôs, através dos alunos, levar a necessidade de todos fazerem sua parte no trânsito, sejam pedestres, ciclistas, motociclistas ou motoristas. Essas medidas básicas, mas de grande importância, contribuem para a manutenção da paz e da segurança para que todos tenham um trânsito mais seguro.

Equipe das Placas de Regulamentação. (Foto: Emanuel Lemos)
Equipe dos Jogos Lúdicos. (Foto: Emanuel Lemos)

O Maranhão se informa aqui

Notícias relacionadas

Mil alunos participam da I Feira do Empreendedor Solidário do Colégio Educar

Seminário apresenta uso da matemática nos 100 anos de Balsas

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo