ColunasDestaques

Equatorial reforça ações preventivas contra queda de energia no período de queimadas no MA

Com o objetivo de assegurar o fornecimento de energia elétrica com qualidade e segurança e dar agilidade ao restabelecimento do sistema em situações de falta de energia envolvendo queimadas próximas às redes elétricas, a Equatorial Maranhão estruturou seu Plano de Contingência Operacional – Queimadas, para este mês de agosto, período em que essas práticas são recorrentes, principalmente em cidades da região Sul do Estado.

O plano envolve ações em conjunto realizadas e executadas por engenheiros, líderes, analistas, técnicos e eletricistas da Equatorial Maranhão, em parceria com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Prefeituras e Secretarias de Meio Ambiente de todos os municípios da região. O trabalho abrange o mapeamento com base no histórico de ocorrências nas linhas de transmissão de energia, causadas por incêndios do tipo queimadas, identificação dos principais municípios e circuitos, direcionamento de inspeção para execução de manutenções preventivas (limpezas de faixas, substituição de cabos, isoladores e outros materiais nos locais mapeados), além de capacitação de equipes de manutenção que atuarão na linha de frente, por meio de cursos ministrados pelo Corpo de Bombeiros de Imperatriz.

Além disso, o plano reforça as ações preventivas que a Distribuidora realiza todos os anos durante o período das queimadas em todo o estado, alertando sobre os perigos das queimadas, que além de trazer problemas ambientais e à saúde humana, se forem realizadas próximas à rede elétrica podem interferir no fornecimento de energia e trazer diversos prejuízos à população.

O Gerente de Obras e Manutenção da Equatorial Maranhão, Manoel Romeiro Soares, explica sobre o planejamento, objetivo e metas do Plano de Contingência. “Nosso objetivo é conter os efeitos desses danos ao meio ambiente, então montamos um Plano Operacional para esse período, atuando principalmente nas localidades em que estamos vivenciando esta problemática. A ideia é buscar manter uma ação coordenada e que vise principalmente a segurança. Nossos profissionais foram capacitados, treinados e estão aptos a agirem em conjunto com o Corpo de Bombeiros”, pontua.

Para conter ocorrências de incêndios e queimadas no Maranhão, há um Decreto do Governo do Estado de n° 38.403, que está vigente e válido até 30 de novembro, proibindo o uso de fogo para limpeza de áreas agrícolas e afins, principalmente para produtores agrícolas, que utilizam a técnica para limpar as áreas e prepará-las para o plantio. De acordo com o CBMMA, até o dia 31 de julho de 2023, já foram combatidos 476 incêndios florestais ou em vegetação em todo o Maranhão.

E um levantamento realizado pela Equatorial aponta o registro de 19 ocorrências de grande proporção na rede elétrica ocasionadas por queimadas, somente de janeiro a junho deste ano, o que revela um aumento quando comparado com o ano de 2022, que registrou 12 ocorrências no mesmo período.

O Superintendente da Regional Sul, Adailson Andrade, explica que a situação traz transtornos para a população e sobretudo no fornecimento de energia elétrica. “Mesmo que o fogo não atinja diretamente a fiação, as altas temperaturas podem provocar curtos-circuitos e prejudicar o fornecimento de energia local. Além disso, quando esse tipo de ocorrência acontece, precisamos isolar toda a rede elétrica para que o Corpo de Bombeiros possa trabalhar de forma segura, e só depois é que as nossas equipes conseguem realizar a manutenção da rede danificada. Por isso, preparamos o plano contingencial para as regiões onde há um número elevado de incidência de queimadas que afetam a rede elétrica, e continuamos ressaltando algumas orientações de como evitá-las para garantir a segurança de todos”, pontua.

Diante dessas situações, a Equatorial Maranhão destaca os cuidados essenciais para evitar esses transtornos:

  • Não queime lixos domésticos nas proximidades da rede elétrica;
  • Tenha atenção ao descartar fósforos e cigarros acesos às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação;
  • Não acenda velas nem fogueiras próximas à vegetação mais seca;
  • Não faça queimadas para limpar pastagens ou plantios agrícolas;
  • Procure fazer “aceiros” no terreno, eles ajudam a controlar o fogo em caso de acidentes;
  • Opte por realizar roçadas manuais ou com o uso de máquinas específicas.

Lembre-se: de acordo com o Art. 54 da Lei 9.605 “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora” é caracterizado crime ambiental.

Ao presenciar riscos de incêndios próximos da rede elétrica, a Equatorial Maranhão deve ser acionada imediatamente pela central 116 e o Corpo de Bombeiros por meio do 193. Jamais se aproxime da rede elétrica nessas situações.

O Maranhão se informa aqui – Nova procuradora da Mulher, Drª. Vinianne defende ampliação do combate à violência política e física

Equatorial Maranhão estruturou seu Plano de Contingência Operacional – Queimadas, para o mês de agosto, período de maior incidência, principalmente na região Sul do Estado. #OMaranhaoSeInformaAqui

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo